A Microsoft está a testar uma nova funcionalidade que promete trazer Inteligência Artificial (IA) para o Explorador de Ficheiros no Windows 11. Isto embora ainda não seja claro de que forma esta integração irá funcionar na prática. A ideia de incluir o Copilot no Explorador já circula há mais de um ano, mas só agora a empresa confirmou oficialmente os seus planos.
Explorador de Ficheiros do Windows terá Inteligência Artificial
Num comunicado recente sobre novas funcionalidades de IA, como o Windows Recall, a Microsoft revelou discretamente que está a trabalhar em ações com IA no Explorador de Ficheiros. Apesar de ter passado despercebida a muitos utilizadores, esta é uma novidade significativa.
Como vai funcionar a IA no Explorador de Ficheiros?
Segundo a Microsoft, será possível interagir com documentos e imagens diretamente a partir do menu de contexto (botão direito do rato). Por exemplo, ao clicar com o botão direito num documento, poderá surgir a opção “resumir”, enquanto uma imagem poderá ter a ação “editar”. Aparentemente, estas ações não implicam que o Copilot esteja embutido diretamente no Explorador, mas sim que o ficheiro será enviado para uma aplicação compatível com IA, como o Paint, Fotos ou o Microsoft 365 Copilot.
A empresa sublinha que esta funcionalidade não vai interromper o fluxo de trabalho. Isto porque aproveita as ferramentas de edição de IA já integradas noutros programas, permitindo aplicar ações sem abrir manualmente os ficheiros.
O que já se sabe dos testes anteriores
A ideia de adicionar IA ao Explorador de Ficheiros não é nova como refere o site WindowsLatest. Em março de 2024, a Microsoft chegou a testar um botão do Copilot no menu de clique direito, que enviava automaticamente documentos para a janela lateral do Copilot, com uma sugestão para resumir o conteúdo.
Agora que a barra lateral do Copilot já não existe, a Microsoft parece apostar numa abordagem mais discreta, mas ainda integrada, em que o utilizador acede a funcionalidades avançadas sem sair do Explorador.
Vai ser possível desativar esta funcionalidade?
Ainda não se sabe se a Microsoft permitirá desativar estas ações com IA. E, tendo em conta a direção que a empresa tem tomado com o Windows 11, é pouco provável que ofereça essa opção facilmente.