Sexta-feira, Julho 18, 2025

Medicamentos usados contra o HIV podem prevenir o Alzheimer

Uma nova classe promissora de tratamentos para prevenir a doença de Alzheimer pode já estar ao alcance da medicina. Surpreendentemente, trata-se de medicamentos atualmente usados para tratar o HIV e a hepatite B.

Medicamentos usados contra o HIV podem prevenir o Alzheimer

Cientistas norte-americanos analisaram os chamados inibidores nucleósidos da transcriptase reversa (NRTIs), fármacos antivirais que, para além de combaterem vírus, bloqueiam a ativação de inflamassomas. São estruturas no organismo que desencadeiam processos inflamatórios. A inflamação crónica no cérebro está associada ao desenvolvimento do Alzheimer.

A equipa estudou dados de dois grandes sistemas de seguros de saúde dos EUA, envolvendo mais de 271 mil pessoas com mais de 50 anos diagnosticadas com HIV ou hepatite B. Os resultados mostraram que os indivíduos que tomavam NRTIs tinham reduções significativas no risco de desenvolver Alzheimer, em comparação com aqueles sujeitos a outros tratamentos.

descoberta ligação entre o mentol e a doença de alzheimer

Num dos bancos de dados — o da Administração de Veteranos, composto maioritariamente por homens idosos —, o risco de Alzheimer caiu 6% por cada ano de uso dos NRTIs. No banco MarketScan, que inclui uma amostra mais diversa, o risco caiu ainda mais: 13% por ano.

Apesar de ser um estudo observacional (ou seja, não prova uma relação direta de causa e efeito), os investigadores destacam que a associação é forte e consistente. Isto mesmo após correções por outras doenças associadas ao Alzheimer.

Os inflamassomas funcionam como alarmes biológicos que ativam inflamações. Acredita-se que estejam envolvidos na forma como o Alzheimer se desenvolve, sobretudo devido ao impacto da acumulação das proteínas beta-amilóide e tau no cérebro.

Este estudo reforça o potencial de reaproveitar medicamentos já existentes para acelerar o desenvolvimento de tratamentos para o Alzheimer. Os investigadores já estão a preparar ensaios clínicos com NRTIs e a testar uma nova versão destes medicamentos, chamada K9, que bloqueia os inflamassomas com mais eficácia e segurança, com menos efeitos adversos no fígado e sistema nervoso.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também