Intel vai perder quota de mercado graças à Apple!

Apesar do recente divórcio entre a Apple e a Intel, a gigante responsável pelo MacBook continua a fazer encomendas de processadores à antiga parceira. Mas isso vai acabar… E quando finalmente terminar, a Intel vai sofrer um pouco.

Primeiramente com uma quebra na quota de mercado de portáteis, e posteriormente, com uma parceira que se transforma agora em uma das suas maiores rivais.

Intel vai perder quota de mercado graças à Apple!

Intel 11

Portanto, segundo o DigiTimes, a Apple está neste momento a planear cortar as encomendas de CPUs Intel em 50%, o que irá resultar numa diminuição de 10% na quota de mercado da gigante dos processadores até ao fim de 2022. Uma tendência que deverá continuar em 2023 e 2024, à medida que a Apple vai apostando mais e mais nos seus processadores ARM.

Para ter a noção do impacto, a Apple é neste momento responsável pela compra de 10% de todos os processadores que a Intel produz.

Em suma, a Intel vai perder cerca de 50% das encomendas da Apple no imediato, e num futuro bem próximo, vai perder a totalidade deste negócio. Algo que já era esperado por todos, mas que apenas agora mostra o que poderá fazer ao império da gigante azul.

Entretanto, com a Apple fora do barco, a Intel está agora a apostar na inovação, ao mesmo tempo que se prepara para o lançamento do Windows 11. Afinal de contas, a próxima geração de processadores Core 12000 (Alder Lake) já vai ser baseada num design big.LITTLE, ou seja, em dois tipos de núcleos de processamento dentro da mesma die. A Intel tem de dar o tudo por tudo em 2021 e 2022, especialmente agora que o processo de 10nm para estar finalizado e pronto a dar luta ao que já podemos encontrar no mercado! O problema é que a Apple tem acesso ao processo de 5nm e 3nm da TSMC…

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!