Intel vai perder quota de mercado graças à Apple!

Apesar do recente divórcio entre a Apple e a Intel, a gigante responsável pelo MacBook continua a fazer encomendas de processadores à antiga parceira. Mas isso vai acabar… E quando finalmente terminar, a Intel vai sofrer um pouco.

Primeiramente com uma quebra na quota de mercado de portáteis, e posteriormente, com uma parceira que se transforma agora em uma das suas maiores rivais.

Intel vai perder quota de mercado graças à Apple!

Intel 11

Portanto, segundo o DigiTimes, a Apple está neste momento a planear cortar as encomendas de CPUs Intel em 50%, o que irá resultar numa diminuição de 10% na quota de mercado da gigante dos processadores até ao fim de 2022. Uma tendência que deverá continuar em 2023 e 2024, à medida que a Apple vai apostando mais e mais nos seus processadores ARM.

Para ter a noção do impacto, a Apple é neste momento responsável pela compra de 10% de todos os processadores que a Intel produz.

- Advertisement -
Em suma, a Intel vai perder cerca de 50% das encomendas da Apple no imediato, e num futuro bem próximo, vai perder a totalidade deste negócio. Algo que já era esperado por todos, mas que apenas agora mostra o que poderá fazer ao império da gigante azul.

Entretanto, com a Apple fora do barco, a Intel está agora a apostar na inovação, ao mesmo tempo que se prepara para o lançamento do Windows 11. Afinal de contas, a próxima geração de processadores Core 12000 (Alder Lake) já vai ser baseada num design big.LITTLE, ou seja, em dois tipos de núcleos de processamento dentro da mesma die. A Intel tem de dar o tudo por tudo em 2021 e 2022, especialmente agora que o processo de 10nm para estar finalizado e pronto a dar luta ao que já podemos encontrar no mercado! O problema é que a Apple tem acesso ao processo de 5nm e 3nm da TSMC…

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.