Ligue-se a nós

Hardware

Intel aprende com a Google e lança óculos inteligentes

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Na semana passada ficámos a saber que a Intel estava prestes a anunciar o seu par de óculos “smart”, anunciando hoje o “Vaunt” os primeiros óculos de realidade aumentada da empresa, que se assemelham muito mais a um par de óculos normais que o Google Glass.

O “The Verge” conseguiu ter algum tempo com estes óculos, e pela sua experiência, a Intel aprendeu imenso com os erros da Google, removendo algumas funcionalidades numa tentativa de manter as coisas simples e intuitivas.

O Vaunt não tem uma câmera, ou um prisma LCD em cima das lentes, nem sequer uma coluna ou microfone, pelo menos por enquanto. Em vez disso a Intel escolheu manter o aspecto normal dos óculos que vemos no nosso dia a dia, com um corpo leve feito de plástico e os componentes electrónicos escondidos nas hastes.

A ideia é usar um laser de baixa potência que envia uma imagem monocromática de 400 x 150 pixeis para o seu olho, com o intuito de lhe mostrar notificações simples directamente para a vossa retina.

Intel Vaunt Óculos

A ideia é fornecer algo um pouco mais escondido do que levantar o seu pulso para ver o seu smartwatch, ou tirar o seu telemóvel no bolso, isto nem nunca dar nas vistas !

Os protótipos mostrados em Dezembro eram quase impossíveis de distinguir de um par de óculos normal, quase porque, por vezes, é possível ver um pequeno brilho vermelho na lente do lado direito. Estes óculos foram pensados em vários estilos e para serem usados com lentes de prescrição.

Tal como a Google fez há alguns anos com o Google Glass, a Intel vai começar as hostilidades com um programa de acesso limitado, preço e datas ainda desconhecidas.

O lider de produção do grupo de novos dispositivos da Intel, Itai Vonshak diz:

“Quando olhámos para os novos tipos de dispositivos lançados, ficamos mesmo excitados acerca de produtos que possamos usar na nossa cabeça, isto porque é uma area bastante complicada, as pessoas no seu geral têm dificuldade em usar algo na cabeça em publico pois pode dizer muito acerca da sua personalidade.”

“Por isso quisemos ter a certeza que se alguém meter este aparelho na sua cabeça vai ter todas as vantagens da tecnologia em si, sem nenhuma das desvantagens inerentes, o nosso grande objectivo no design foi tentar fazer desaparecer a tecnologia aos olhos de quem vê de fora.”

Intel Vaunt Óculos

Para que estes óculos funcionem correctamente, temos de passar por um processo rápido que mete a distância à pupila entre outros factores para garantir que as notificações chegam ao olho devidamente.

Estas chegam ao olho 15 graus abaixo da sua linha de visão, a ideia é que um ecrã LED fique constantemente na sua visão periférica sem ser demasiado invasivo, para no caso de o escolher ignorar, este irá basicamente desaparecer.

Temos também o tempo útil de bateria, o grande problema actualmente de muitos aparelhos “smart”, com o Vaunt, a Intel está a apontar para cerca de 18 horas de bateria, por isso se por acaso se esquecer de carregar os óculos no fim do dia(eu acabei de dizer isto ? Carregar os óculos?!), ainda terá alguma bateria para o dia seguinte.

Ainda falta imenso tempo para vermos isto no mercado de consumo, mas é interessante ver a maneira simplista da Intel nestes óculos, ao manter funcionalidades simples e a remover outras demasiado extravagantes ou complicadas que vimos com o Google Glass.

Que acham disto ?

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Android1 hora atrás

O Super Galaxy S10 afinal não funciona com películas?

Se está a pensar comprar o Galaxy S10 então prepare-se para ter muito cuidado. É que caso caia ao chão,...

Android7 horas atrás

Xiaomi Mi 9: Há três renderizações fresquinhas na internet

Os próximos tempos vão ser interessantes para a Xiaomi. Vamos ter novidades no 5G e também um smartphone que tem...

Jogos7 horas atrás

AMD sugere lançamento da PlayStation 5 e ‘nova’ Xbox para 2020

A AMD é o fornecedor dos processadores tanto da PS4 como da Xbox One! E como deve saber, é uma...

Especiais8 horas atrás

87GB de dados pessoais caíram na Internet. Veja se está em risco!

Hoje a segurança de muitos utilizadores ficou em perigo. É que apareceu na Internet uma das maiores coleções de credenciais...

Hardware8 horas atrás

Sabia que a NVIDIA tem uma placa de 60€ equivalente à GTX 1060?

Sabia que a NVIDIA tem uma placa de 60€ equivalente à GTX 1060? – Provavelmente ainda se lembra da altura...

Android10 horas atrás

Huawei acusa governo Norte Americano de opressão!

Huawei acusa governo Norte Americano de opressão! – Já há muito tempo que a Huawei anda ‘embrulhada’ com os Estados...

Android11 horas atrás

LG está pronta a impressionar ao lançar o LG G8 com um ecrã destacável!

A LG já é bem conhecida, por trazer designs inovadores e características únicas nos seus smartphones! Algo que nem sempre...

Jogos13 horas atrás

Parece que a Blizzard está em fase de recruta para o Diablo 4

Numa publicação muito recente, a Activision Blizzard parece estar a recrutar pessoal para um projeto ainda desconhecido, ligado à série...