Ligue-se a nós

Especiais

Estará a Intel a ser completamente ultrapassada pela AMD?

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Como já devem saber, a Intel apresentou um processador de 28 núcleos e 56 threads, um dia antes da AMD apresentar o seu processador de 32 núcleos e 64 threads. Isto numa tentativa de tirar os holofotes da AMD ao mostrar um produto que simplesmente não é real!

Vamos explicar o porquê nas próximas linhas.


A Computex 2018 não teve grandes demonstrações a nível de hardware em comparação com outros anos, mas sem dúvida que duas das mais notáveis foram a demo da Intel e da AMD, ambas com processadores com uma contagem de núcleos surpreendente.

Intel AMD

No entanto, um dia antes do evento da AMD, a Intel subiu ao palco para mostrar um processador de 28 núcleos a correr a 5GHz em todos eles, o que acaba por ser um pouco suspeito.

Isto porque, aparentemente a Intel estava a mostrar um produto verdadeiro que irá chegar ao mercado num futuro próximo…

No fundo, estas duas apresentações mostram a diferença tecnológica entre a Intel e a AMD actualmente.

Uma empresa está a falar e a mostrar hardware real que irá realmente ser lançado no mercado, enquanto a outra está a mostrar um produto fantasioso, que nunca irá chegar às mãos dos consumidores e apenas serve para fazer capas de jornais.

Intel 28 núcleos a 5GHz ?

Durante a Computex 2018, a Intel mostrou um processador surpreendente com a frequência de 5GHz em todos os núcleos. Correndo o benchmark Cinebench para mostrar o poderio deste processador, que obviamente produziu uma pontuação massiva.

LER MAIS
AMD lançou hoje o processador mais poderoso do mundo! O Threadripper 2990WX!

Intel AMD

A imprensa ficou doida e publicou a notícia em toda a Internet… O que era exatamente o que a Intel pretendia!

Pois a empresa sabia que a AMD iria apresentar o seu processador de 32 núcleos no dia seguinte, que a meteria em segundo plano imediatamente.

No entanto, o que é extremamente suspeito é… Como é que a Intel conseguiu alcançar 5GHz em 28 núcleos ao mesmo tempo?

É impossível ser um produto para consumidores, ou até mesmo algo que possa algum dia chegar ao mercado, pelo menos com estas frequências!

Mas calma, que a coisa ainda vai complicar mais!

É que depois da demonstração, várias publicações foram à banca da Gigabyte e mostraram o sistema da Intel.

Intel AMD

O processador de 5GHz tem um AR CONDICIONADO(!) a arrefecer o líquido do sistema de Water Cooling!

A motherboard que a Intel usou é o segundo aviso! Uma board de nível empresarial com a socket LGA3647, usada apenas para os Intel Xeon topo de gama, sendo capaz de entregar uma quantidade enorme de energia ao CPU.

Intel AMD

Se meter o actual processador Xeon topo de gama, numa board capaz de entregar quantidades ridículas de energia, com uma solução de refrigeração com esta potência… se calhar não é produto assim tão inovador ou recente.

Aliás, a própria Intel confirmou à AnandTech que a demonstração estava a usar um processador overclocked, e que apenas se ‘esqueceu’ de mencionar.

LER MAIS
NVIDIA afirma que o mining está morto... Por agora!

A experiência em si só é gira de se ver, mas dizer que isto é um produto que vai chegar ao mercado no fim do ano… É quase gozar com os consumidores.

Um processador de 28 núcleos, todos eles a 5GHz não vai acontecer, pelo menos num futuro próximo, muito menos no final do ano.

AMD Threadripper 2

Intel AMD

Isto em contraste com o anúncio da AMD do Threadripper 2! Um processador real de 32 núcleos que irá chegar ao mercado em Agosto.

Ou seja, vai estar disponível para consumidores, para as boards já existentes X399! Sendo capaz de atingir a performance que a AMD mostrou na apresentação.

E isto sem qualquer ar condicionado ligado ao PC, basta um cooler a ar, tal como a AMD demonstrou com o Wraith Ripper.

Intel AMD

Este protótipo da AMD tem um TDP de 250W! Enquanto que o CPU de 5GHz da Intel poderia estar muito bem a ‘mamar’ 500W! Ou até 1kW com aquele overclock todo.

Em suma, são duas pontas opostas do mesmo espectro! O anúncio dos AMD Threadripper 2 é um reflexo da realidade! Um CPU real com especificações reais, enquanto que o anúncio da Intel é pura fantasia.

O que acha de tudo isto? Uma coisa é certa, é bom ver que a guerra dos processadores está a voltar!

Fonte |  Via

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

2 Comentários

2 Comments

  1. Judeu

    10 Junho, 2018 at 20:53

    kkk fato que a INTEL força o marketing não e negável. AMD sempre esteve na frente no processadores, somente alguns anos ele ficou sem total investimento.

    • Fernando

      11 Junho, 2018 at 16:46

      Sem contar que a AMD está enviando processadores epyc de 64 núcleos 128 threads a 7 nm para seus parceiros ainda este mês. Anota isso ou da uma pesquisada.

Partilhe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Hardware

Entretenimento

Publicidade

Auto

Jogos


Copyright © 2018 Leak.pt Todos os direitos reservados


Alojamento Web - WebHS