Intel lança micro-código anti-Spectre, para processadores Skylake

Depois de recomendar aos seus clientes que não actualizassem o micro-código dos seus processadores de arquitectura “Broadwell” e “Haswell”, a Intel lançou uma nova actualização, agora sem efeitos secundários, para processadores “Skylake”, que oferece ao Sistema Operativo a capacidade de se proteger contra a vulnerabilidade Spectre.

Intel

Um ataque que tire partido desta vulnerabilidade funciona ao persuadir que o preditor de ramos do seu processador faça uma má escolha, escolha essa que pode ser usada para inferir o valor dos dados armazenados em memória, que por sua vez, dá ao atacante informação que não deveria conseguir obter.

Esta actualização foi pensava para dar ao Sistema Operativo maior controlo sobre o preditor de ramos, permitindo que este previna um processo de influenciar predições feitas noutro processo.

A primeira actualização de micro-código da Intel, desenvolvida no fim de 2018, foi incluída nas actualizações de firmware para máquinas com processadores Broadwell, Haswell, Skylake, Kaby Lake e Coffee Lake. Mas os utilizadores descobriram que estas actualizações além de os proteger também causavam reinícios automáticos no seu computador.

Algo que supostamente apenas afectava as arquitecturas “Broadwell” e “Haswell”, mas que afinal afectava quase toda a família Intel Core.

Intel

Em resposta a este problema, a Intel aconselhou que não usassem este micro-código, e funcionalidades dos Sistemas Operativos que usavam esta nova capacidade foram desactivadas.

Esta nova actualização do micro-código está a ser distribuída aos fabricantes de hardware, de modo a que estes possam inclui-las nas suas actualizações de firmware, mas atenção que por enquanto a versão final ainda só está disponível para processadores “Skylake”, o código para as restantes arquitecturas ainda não está finalizado, precisa de ter um pouco mais de paciência.

A Intel anunciou que os testes para as restantes arquitecturas está em andamento, por isso já não deve faltar muito tempo até, pelo menos, esta vulnerabilidade estar tratada.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 COMENTÁRIO

Leia também