Intel já revelou o impacto na performance das novas vulnerabilidades

Intel

A Intel está outra vez em ‘estado de sítio’, com a revelação da existência de novas vulnerabilidades na sua arquitetura de processadores, que afetam gravemente todas as gerações Intel Core, à exceção das mais recentes 8ª e 9ª.

Em suma, as novas vulnerabilidades MDS, afetam substancialmente todas as arquiteturas Intel que chegaram ao mercado antes dos CPUs Coffee Lake!

Assim, além das correções de mitigação que a Intel está neste momento a desenvolver e a lançar para os seus consumidores… A empresa também sugere a desativação da tecnologia HyperThreading bem como da implementação SMT (MultiThreading).

O que obviamente, irá afetar significativamente a performance de toda a gama Intel Core.

INTEL CORE

Mesmo os processadores Intel Core mais recentes não se safam de uma ligeira queda de performance!

Até para as micro-arquiteturas que supostamente estão a salvo, como a ‘Coffee Lake’… É esperado que a Intel lance algumas atualizações ao micro código, que também irão baixar a performance. Se bem que de maneira menos significativa.

Afinal de contas, segundo a empresa, desativar o HTT (HyperThreading Technology), não irá ter o mesmo impacto nos processadores mais recentes, devido ao grande aumento de núcleos físicos.

Por exemplo, uma máquina com um Intel Core i9-9900K (HTT desativado e patches de mitigação instalados), é apenas 2% mais lenta que uma máquina com um i9-9900K, com tudo ligado. Mas será que isto é bem assim?

Nada melhor que ver os primeiros benchmarks da Intel:

Em suma… Não é curioso que tudo isto aconteça, quando estamos prestes a assistir ao lançamento dos novos AMD Ryzen 3000!? 

Intel vs AMD



É que caso não saiba, estas vulnerabilidades não afetam os processadores da AMD!

Por isso, parece que alguém lá em cima está a olhar pela AMD. E está mesmo a empurrar a empresa que este mais de 10 anos à sombra da Intel, para o trono do mercado dos CPUs!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.