Intel i5-9600K – Primeiros benchmarks chegaram à Internet (5.2Ghz a ar)

Como começa a ser normal nos dias que correm, chegou à Internet mais um leak, desta vez da performance do novo CPU Intel Core i5 9600K. Os benchmarks foram publicados num stream chinês, e mostra tanto a performance Stock como a performance com algum OC.

Intel Core i5-9600K – Testado nas frequências ‘stock’ e a 5.2GHz (OC) a ar

No entanto, os benchmarks publicados são apenas workloads específicos de CPU, e não de jogos, que para dizer a verdade, é o que o povo mais gosta de ver.

Mas mesmo assim, os resultados dão-nos uma ideia do que esperar na nova geração de processadores Core i5, que deverão chegar às prateleiras já no dia 19 de Outubro.

O Intel Core i5-9600K é um processador de 6 núcleos e 6 threads, com 9MB de cache L3, ou seja, muito similar ao ‘velhinho’ Core i5-8600K.

Embora existam várias semelhanças, a frequência não é uma delas!

Pois o novo processador tem a frequência base de 3.7GHz, 4.6GHz de ‘Boost’ em apenas um núcleo, 4.5GHz em dois núcleos, 4.4GHz em quatro núcleos, e finalmente 4.3GHz em todos os núcleos físicos. Tudo isto num pacote de 95W de TDP, a custar 369€.

Quanto à performance propriamente dita, o chop foi testado numa motherboard MSI Z390 MEG Godlike com 16GB de memória DDR4 e um cooler Thermalright Silver Arrow Extreme.

Primeiramente, os testes foram feitos com a frequência stock. Mantendo os número ‘Boost’ que a Intel mencionou no evento de lançamento, e assim, conseguindo uma performance bastante boa.

Posteriormente, nos testes com OC, podemos ver que o chip foi colocado nos 5.2GHz com a voltagem de 1.507V a ar! O que acaba por ser inegavelmente surpreendente. Contudo, não sabemos se foi um overclock manual, ou se foi feito pela BIOS da motherboard.

Apesar do i5-9600K usar o novo STIM (Soldered Thermal Interface Material)… Inesperadamente, conseguiu ultrapassar os 90ºC em full load, provavelmente devido à voltagem extremamente alta.

Para finalizar, podem ver em baixo, os resultados ‘Stock’ e ‘Overclock’:

Cinebench R15

  • Core i5-9600K @ Stock: 1034 CB
  • Core i5-9600K @ 5.2GHz: 1207 CB

CPU-Z

  • Core i5-9600K @ Stock: 528.8 Single Thread / 2919.1 Multi-Thread
  • Core i5-9600K @ 5.2GHz: 619 Single Thread / 3579.7 Multi-Thread

X264 HD Benchmark

  • Core i5-9600K @ Stock: 37.55 fps
  • Core i5-9600K @ 5.2GHz: 43.76 fps

O que pensa sobre a performance do novo processador? No fundo, é a nova aposta da Intel para o mercado de gama média! Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Como Implementar o Google Tradutor Sites no seu Website

A globalização digital tornou-se numa realidade incontornável, e a capacidade de comunicar em múltiplas línguas é agora essencial para qualquer presença online. O Google...

Portagens: O seu carro paga mais? Em Portugal não faz sentido!

Como deve saber, a passagem numa portagem implica quase sempre um pagamento, tendo como base os quilómetros percorridos, ao mesmo tempo que também se...

iPhone Low-Cost é uma pedra no sapato do Galaxy S25!

Como já deve ter percebido pelo número de notícias à volta deste assunto, a Apple está mesmo a ultimar os detalhes relativamente ao seu...

O seu Google Maps só vai funcionar bem depois de fazer isto!

A maioria dos utilizadores não dispensa o Google Maps. E isto não acontece apenas nos smartphones Android. De facto, muitas pessoas com um iPhone...

Viagem de carro: Verifique estes itens essenciais antes de partir

Embarcar numa viagem de carro pode ser uma experiência emocionante e memorável. No entanto, antes de partir para a estrada, é fundamental garantir que...

As máquinas Multibanco conseguem detetar dinheiro falso?

De certeza que costuma utilizar com alguma recorrência as máquinas Multibanco tanto para levantamento como para depósitos. São muito úteis por todas as funcionalidades...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados