Segunda-feira, Setembro 22, 2025

Intel a sofrer, enquanto a Qualcomm e Apple dominam?

O mundo dos processadores mobile está em constante evolução, sendo agora capaz de oferecer níveis de performance brutais, com um gasto energético bastante em conta em relação aos tradicionais processadores de Destkop e Portáteis, onde a Intel é claramente referência.

Dito isto, a Apple está agora a planear ‘cortar’ relações com a Intel, para apostar nos seus próprios processadores ARM para a gama de computadores Mac e MacBook. Uma decisão que não só mete os utilizadores a pensar, como também pode ser o início de uma mudança profunda no mundo dos computadores.



Mas como é que isto acontece? A Intel está parada em relação à concorrência?

Intel Cooler

Portanto, a Intel não está bem ‘parada’, mas está bem ‘presa’ ao processo de 14nm há quase 5 anos. O que por sua vez impede a gigante Norte Americana de apresentar as suas arquiteturas mais recentes e mais avançadas, devido ao facto destas terem sido pensadas para os processos de produção mais avançados, como o de 10nm ou 7nm.

Muito resumidamente, como o processo de produção não mudou, a Intel viu-se obrigada a re-utilizar a mesma arquitetura durante 5 anos (Kaby Lake, Coffee Lake, Coffee Lake Refresh e Comet Lake). O que significa isto? Ganhos muitos pequenos de IPC, algo que curiosamente até permitiu uma re-aproximação da AMD no campo dos processadores x86. (O que é na verdade muito positivo para o mercado de PCs, visto que ter duas grandes fabricantes fortes, é muito melhor que ter a Intel no poleiro, com o monopólio nas suas mãos).

Continuando… Porquê os 14nm durante 5 anos? Os 10nm foram afetados por vários (e sérios) problemas no rendimento e desempenho de cada transístor. Devido a isso, a Intel viu-se impossibilidade de escalar a produção para níveis massivos, por não conseguir frequências altas, ou um elevado número de núcleos em cada die. É exatamente por isto que os 10nm até já estão no mercado, mas apenas no mundo dos portáteis. (Que não é um mundo tão exigente)



Enquanto a Intel sofre, a Apple e a Qualcomm estão a ter um sucesso brutal no mundo dos processadores mobile! 

snapdragon

Antes de mais nada, ao contrário da Intel, a Apple, Qualcomm e restantes empresas como a HiSilicon (Huawei), não dispôem de linhas de produção próprias. Ou seja, apesar de serem responsáveis pelo design dos seus SoCs, não têm de investir forte e feio na pesquisa e desenvolvimento de novos nós de produção… Em suma, não produzem os seus próprios processadores!

A única coisa que têm de fazer, é negociar a produção com outras empresas, como é o caso da TSMC, SMIC ou Samsung Foundry. 

Dito isto, hoje em dia, a grande maioria dos ganhos de performance de um chip vêm através da evolução do processo de produção dos transístores. Assim, os processos de produção ‘menores’ (10nm, 7nm, 5nm, 3nm), não só têm uma performance superior, como também consomem menos energia. Ou seja, além de serem mais eficientes, é possível aumentar as frequências sem chegar ao mesmo nível de consumo ou de dissipação de calor.

É neste campo que estamos a ver os CPUs mobile a aproximarem-se daquilo que a Intel oferece. No entanto, a história não fica apenas por aqui… A própria arquitetura em que estes chips se baseiam também conta muito, mas isso é uma história para outro dia (ARM vs x86).


Intel a sofrer, enquanto a Qualcomm e Apple dominam? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙