Pode ser fã da AMD, daquilo que a Apple está a fazer com a arquitetura Arm, etc… Mas uma coisa é certa, a Intel mudou completamente o mundo da computação, e com esse ato, o nosso futuro. Estamos a falar do quê? Do Intel 4004, o primeiro processador feito a pensar para o mercado de consumo. O primeiro CPU, pensado para tudo e todos.
Intel 4004 fez 50 anos. O primeiro processador para todos
Portanto, o Intel 4004 chegou ao mercado há 50 anos, no dia 15 de Novembro de 1971. Mas a história deste pequeno processador começou alguns anos antes, quando a Nippon Calculating Machine Corp encomendou uma série de novos circuitos integrados, para dar vida a uma nova calculadora, denominada de Busicom 141-PF.
Isto resultou em 4 chips, onde claro está, entre eles, tínhamos o inovador CPU 4004. Para ter a noção da evolução, na altura, para ter o mesmo nível de performance que o novo 4004 oferecia, precisava de um computador do tamanho de uma sala.
Dito tudo isto, o Intel 4004 era um chip de 4-bits, baseado num processo de 10 µm. Isto na altura significava 2300 transístores, e uma frequência máxima de 740KHz. Comparativamente ao que podemos encontrar hoje em dia no mercado, estamos a falar de 2300 transístores vs ‘biliões’ nos processadores mais modernos.
Ainda assim, apesar de hoje em dia parecer algo tão obsoleto, na altura, o avanço tecnológico foi tão significativo, que os engenheiros da Intel demoraram cerca de 5 anos até perceber como é que poderiam dar origem a novos produtos, capazes de aproveitar este potencial computacional.
Isto foi apenas o início!
Depois do Intel 4004, a indústria rapidamente começou a entrar na onda dos microprocessadores, e pronto, cá estamos nós, a comparar processadores como o Intel Core i9-12900K ou o AMD Ryzen 9 5950X, com biliões de transístores, e uma capacidade de processamento, que hoje damos como garantida, mas que na altura era apenas um sonho.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!