Instagram: esqueça as fotos em 2022! As coisas vão mudar!

Numa curta mensagem de final de ano o responsável pelo Instagram Adam Mosseri, revelou algumas novidades que vão chegar à plataforma e parece que teremos muitas alterações. Nas próprias palavras do CEO, vão repensar o Instagram porque o mundo está a mudar rapidamente. Dito isto, em vez da grande aposta do Instagram para 2022 serem as fotos, o destaque principal vai sem dúvida para o vídeo. Aliás são eles que vão aparecer mais às pessoas devido ao próprio algoritmo desta rede social.

Instagram: esqueça as fotos em 2022! As coisas vão mudar!

Vai haver uma grande aposta nos produtos vídeo à volta dos Reels. Dito isto, o Instagram vai fazer algumas alterações na forma como lida com eles. Aliás isto já se notava com o fim da IGTV.

Entretanto os criadores vão ter acesso a mais ferramentas de monetização. Para além disso, o Instagram também se vai focar nas mensagens e transparência.

Mas há mais novidades para além destas. Assim teremos um maior controlo para crianças graças à introdução de ferramentas parentais em Março.

Mas há mais novidades que ainda não chegaram a todos mas vão chegar.

Os perfis falsos têm sido sempre uma grande dor de cabeça para quem gere as redes sociais. De facto, são milhares de contas que na realidade não pertencem a uma pessoa mas sim a sistemas que apenas querem espalhar publicidade e em alguns casos ameaças informáticas. É por esse motivo que o Instagram está a tomar medidas e agora está a solicitar aos utilizadores que façam selfies vídeo para confirmarem a identidade. E curiosamente este sistema já está totalmente implementado. De facto, algumas contas portuguesas já tiveram de fazer isto para continuarem a utilizar o Instagram.

Instagram obriga a selfies vídeo para verificar a identidade

Mas o que acontece com as selfies vídeo? A empresa responsável pelo Instagram, a Meta, diz que estas selfies vídeo nunca estarão disponíveis no Instagram. Ficam num determinado local seguro e apagam-se em 30 dias. Para além disso, também nos garantem que não serão recolhidos quaisquer dados biometricos nem será utilizada a tecnologia de reconhecimento facial da empresa. Agora e o que muitas pessoas estão a questionar é se será realmente assim. É que nem sempre as coisas correram bem com o Facebook ao nível da privacidade.

Instagram selfies vídeo

Seja como for o Instagram pede às pessoas para criarem um pequeno vídeo clip mais tarde utilizado pelos algoritmos de inteligência artificial da empresa para confirmar se somos uma pessoa real. Para este vídeo temos de virar a cabeça em diferentes direcções. É isto que ajuda a confirmar se é uma pessoa real ou não.

Isto não é propriamente uma novidade já que o Instagram começou a implementar esta novidade em Agosto. No entanto, surgiram problemas técnicos e ela foi colocada de lado. Agora tudo se resolveu e esta função está disponível em todo o lado.

No entanto nem todos estão a receber esta notificação. De facto são as contas novas que estão a receber este pedido de confirmação. Seja como for isto em breve deve chegar a todos.

Esta não é uma novidade exclusiva do Instagram. É que aplicações como o Tinder e o Bumble já utilizam sistemas de verificação de diferentes ângulos para garantir a autenticidade das pessoas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.