O Instagram está a coleccionar dados biométricos de forma ilegal!

O Instagram, propriedade do Facebook, está neste momento a enfrentar outro processo. Ao fim ao cabo, tudo indica que a app anda a colectar ilegalmente dados biométricos da sua funcionalidade de marcação de fotos!

Portanto, de acordo com a Bloomberg, o Facebook é “acusado de coletar, armazenar e lucrar com os dados biométricos de mais de 100 milhões de utilizadores do Instagram, sem seu conhecimento ou consentimento”.

Entretanto, caso não saiba, no mês passado, o Facebook enfrentou um processo semelhante e “ofereceu-se para pagar” num acordo de 650 milhões de dólares. Dito isto, o novo processo alegou que o Facebook coletou dados de mais de “100 milhões de utilizadores do Instagram”. E assim, de acordo com a lei de privacidade de Illinois, o Facebook pode ser forçado a pagar “1.000$ USD por cada violação – ou 5.000$ USD se for descoberto que agiu de forma imprudente ou intencional”, acrescentou.



Instagram colectar dados

Pois bem, o processo menciona que o Facebook não pediu permissão dos utilizadores para o armazenamento destes dados biométricos, e ao que tudo indica, já o anda a fazer desde o início de 2020.

Curiosamente, os utilizadores do Apple iOS 14 beta também tiveram um susto muito recentemente! Quando viram a sua privacidade violada ao descobrir que o Instagram estava secretamente a usar a câmara em segundo plano.

Alguns utilizadores do Instagram relataram que o iOS 14 alertou com o indicador de ‘câmara ligada’ no momento em que abriram a aplicação e percorreram as histórias sem realmente gravar nada. No entanto, o Instagram foi rápido a responder e culpou um ‘alegado’ bug pelo problema.

Dito tudo isto, com todos os recentes processos judiciais em torno do Facebook e suas sub-empresas, como podemos confiar nossos dados ao Facebook?

Na verdade, se quisermos falar com alguma justiça, parece que nossos dados não estão seguros em lugar nenhum. Parece que o mundo das empresas tecnológicas querem informação sobre os seus utilizadores à força toda. O que claro está, dá cada vez mais força à teoria que hoje em dia o “big data” é claramente um negócio mais valioso que o petróleo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco nos comentários em baixo se sentes a tua privacidade violada com estas apps.

 

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Diogo Isidorohttps://www.leak.pt/author/diogo/
O típico miúdo que saia da escola e jogava Counter Strike até os olhos não aguentarem mais. Agora com mais uns aninhos e com uma paixão enorme por hardware informático, jogos em geral e automóveis.

Leia também