Ímanes danificam computadores e smartphones? A verdade!

Há uma informação que volta e meia aparece na Internet. Na prática revela que é perigoso termos os ímanes perto do computador ou dos smartphones. Mas será que isto é realmente verdade? A preocupação com ímanes e electrónica não se baseia num mito. De facto é cientificamente sólida. Antes de entrar em pânico, no entanto, descanse porque é incrivelmente difícil e muito raro danificar equipamentos eletrónicos desta forma.

Ímanes danificam computadores e smartphones? A verdade!

De facto esta parece uma questão muito importante. Mas na realidade não tem assim tanta gravidade e faz lembrar quase a confusão que há com o router Wi-Fi.

O seu router Wi-Fi utiliza a mesma frequência que o seu micro-ondas (ambos estão na faixa de comprimento de onda de 2,4Ghz). Isto levou muitas pessoas a afirmarem que termos um router em casa, ou um sistema que espalha redes sem fios, é como se fosse praticamente um microondas sem fios que silenciosamente nos vai prejudicando a todos.

Aliás isto já levou muitas pessoas a trocarem o Wi-Fi pelos powerlines, apesar de também se falar de riscos associados a esta tecnologia. No entanto, neste campo, a verdade é que o nível de energia e o foco são completamente diferentes. Dito isto, pode ferver uma chávena de água no seu micro-ondas em ordem curta, mas a quantidade de energia de micro-ondas emitida pelo seu router Wi-Fi é tão baixa que nem consegue aumentar a temperatura de um copo de água num único grau.

ímanes computadores

É praticamente a mesma coisa que se passa com os ímanes. A maioria dos ímanes com que nos deparamos no dia a dia, ímanes de frigorífico, fechos magnéticos, suportes e assim por diante são muito fracos. São suficientemente fortes para fazerem o seu trabalho, mas nada mais do que isso.

No entanto claro que também há outros ímanes e eletroímanes extremamente poderosos que podem causar problemas em dispositivos eletrônicos e até mesmo perda de dados em certas circunstâncias.

Mas, a menos que trabalhe num ambiente industrial, médico ou científico onde são utilizados ímanes muito poderosos há muito pouco risco de danificar os seus dispositivos.

Mas afinal quais poderiam ser os riscos?

Se o seu computador tiver um disco rígido magnético tradicional (em oposição a uma unidade de estado sólido mais recente), existe sempre o potencial de um ímane muito poderoso danificar o disco rígido.

No entanto é um risco extremamente pequeno.

E no caso dos smartphones?

À primeira vista, a resposta parece ser não, porque nenhum smartphone tem discos rígidos e componentes semelhantes. Na realidade até há muitos dispositivos que os utilizam no interior para efeitos de carregamento.

smartphone

Existem, no entanto, casos em que os ímanes podem causar problemas menores. Os smartphones utilizam pequenos ímanes no interior para vários fins, como nos conjuntos de estabilização de imagem para as lentes. Algo muito perto dos sensores pode baralhá-los temporariamente.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Veja se o seu carro necessita de uma reparação da suspensão

O motor e a transmissão não são as únicas partes de um automóvel que necessitam de uma verificação de rotina. Por baixo de qualquer...

Veja tudo o que pode fazer com as portas USB da sua TV

Os televisores são bem diferentes dos aparelhos que estavam disponíveis noutros tempos. Para além da qualidade de imagem vêm carregados de opções de conetividade....

Atenção: esta é a conta de e-mail que tem de criar hoje!

Alguma vez se esqueceu da sua palavra-passe ou ficou bloqueado na sua conta de correio eletrónico? É uma situação muito frustrante. É por esse...

TV com um atraso de áudio? Faça isto para resolver!

Em algum momento da sua vida já deve ter tido um televisor com um atraso de áudio. Saberá que isto está a acontecer quando...

Como gerir melhor a bateria do seu automóvel elétrico

Embora possa parecer difícil a verdade é que não é assim tão complicado garantir que o seu automóvel elétrico mantém sempre uma boa autonomia...

O que acontece se não desligar o seu PC “como deve de ser”?

Já todos estivemos nesta situação em que desligar o computador é... Chato! Pelo menos nas formas mais corretas, em que tem de usar uma...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados