IGTV: O Instagram vai concorrer a sério com o YouTube


Por em

Depois das novidades que foram introduzidas no Facebook para concorrer diretamente com o YouTube, eis que agora chegou a vez do Instagram querer fazer o mesmo. Para esse efeito lançou a IGTV.

A nova aplicação que já está está disponível no Google Play, permite o upload de uma hora de vídeo. Este serviço está disponível para utilizadores e criadores de conteúdo. Se quiserem só ver o que se vai passando no mundo dos vídeos basta instalarem a aplicação e já está. Caso contrário e se quiserem ser estrelas do Instagram basta carregarem no botão que mostra uma roda dentada e posteriormente criarem um canal.

IGTV: Concorrer na vertical

IGTV

Embora esta aplicação surja como algo independente, também é possível aceder ao IGTV através da aplicação Instagram. Quando isto acontece, embora a interface pareça exatamente igual à da IGTV, tudo acontece dentro da aplicação original.

No entanto o IGTV tem algumas diferenças em relação ao YouTube. Em vez dos vídeos serem vistos na horizontal, como acontece no youtube, mantêm o mesmo estilo na vertical.

IGTV

A reprodução de vídeo começa instantaneamente quando abrimos a aplicação, o que é provavelmente benéfico para a maioria dos utilizadores. Importa salientar que o áudio começa de forma silenciosa desde o início, para não haver perigo de incomodar as pessoas à volta, especialmente quando está em reunião e até pega no smartphone.

Importa salientar que os conteúdos também são selecionados. Deste modo, o que vê quando abre o IGTV é conteúdo proveniente de criadores que já segue no Instagram.

Entretanto se quiser partilhar com o mundo os seus próprios vídelo, saiba que é muito fácil efetuar o upload para o IGTV. A forma de interação em todos os processos é muito semelhante à do Instagram.

O Facebook também entra nesta guerra

Entretanto e conforme referimos no início deste artigo, o Facebook está a seguir as mesmas pisadas do Facebook.

Para chamar até si os YouTubers, o Facebook desenvolveu novas funcionalidades que vão ajudar os criadores de conteúdos a expandirem os seus negócios e a comunicarem de uma forma simples com os seguidores e espectadores.

Resumidamente, estas iniciativas destinam-se a permitir a monetização através da publicidade, colaboração com marcas e contribuições de fãs.

Uma das novas funcionalidades chama-se Brand Collabs Manager e facilita fundamentalmente as parcerias das marcas com os criadores de conteúdo. Assim, as marcas podem pesquisar por criadores de conteúdo através de diversos critérios. São eles interesses, sexo, faixa etária e até mesmo o estado de relacionamento. Ao mesmo tempo, a nova funcionalidade permite que os criadores de conteúdo destaquem as informações que os possíveis anunciantes necessitam de saber sobre eles.

Leia mais aqui.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Afinal os dinossauros T-Rex não punham a língua de fora

Os novos telemóveis sem margens não são o futuro!

Seguinte