Com o passar dos anos, a Hyundai tem vindo a oferecer ofertas no mercado automóvel, que são cada vez mais interessantes. Afinal de contas, não só temos novos designs, com boas e inovadoras linhas, como também a chegada de ofertas um pouco mais fora de série, como é o caso da sua gama de performance N.
Dito isto, temos em mãos o novo Hyundai i10 N Line!
Este é o modelo de entrada para quem opta pela Hyundai, que muito resumidamente, não o vai deixar desapontado. Ao fim ao cabo, estamos a falar de um pequeno e ágil utilitário, que agora conta com novo design, e claro, a chegada do motor 1.0 turbo de 100cv.
Parece pouco? Bem, tenho a afirmar que nesta oferta, a motorização de 100cv é a “cereja no topo do bolo”, especialmente acompanhada pelo novo design e acabamentos “N Line”.
Assim sendo, será que impressionou? Em estilo de “Easter Egg”, passo já a citar que… sim! O carro impressionou nos dias de teste! Mas vamos por partes.
Hyundai i10 N Line – Um utilitário prático, divertido e mais potente!
Design
Portanto, a recém-chegada do novo Hyundai i10 N Line conta com um design bastante jovial e desportivo. Em boa verdade, tornou o pequeno modelo de entrada na Hyundai numa oferta bastante mais apelativa em termos desportivos.
Aliás, apesar do seu tamanho, temos umas linhas mais arrojadas, acompanhadas agora com a chegada de muitos pormenores. Nesta oferta, temos umas jantes de 16 polegadas com um design superapelativo, a chegada de luzes diurnas LED e muitos mais pormenores.
No para-choques frontal, temos uma enorme grelha que ocupa quase toda a frente do carro, com as novas luzes LED, e muitos detalhes em vermelho que acompanham o exterior deste i10 N Line.
Entre os acabamentos, temos o teto em preto, o design e um para-choques traseiro cheio de surpresas, uma dupla ponteira de escape, pormenores em vermelho e até uma “espécie” de difusor. Em termos de difusor pode nem afetar em nada a viagem, mas visualmente acompanha muito bem o tema do carro.
Em termos de exterior, as novidades não são poucas e o novo design dá um ar muito mais jovem, dinâmico e atrativo a este i10 N Line. Tudo adjetivos que também caracterizam bem a motorização 1.0 turbo aqui incluÃda.
Já quanto ao interior
Ora bem, temos aqui um misto de conclusões todas elas corretas. A primeira impressão é de um interior muito bem conseguido, cheio de detalhes, formatos e acabamentos diferentes com pormenores a vermelho um pouco por todo o lado. Incluindo o ecrã tátil de 8 polegadas para o sistema de entretenimento com capacidade para utilizar o Android Auto e o Apple Car Play.
No entanto, temos também de concluir que apesar do design ser bem conseguido e apelador tem um acabamento demasiado rÃgido. Aliás, tenha em conta que são acabamentos baseados em plástico um pouco por todo o lado, algo até normal nestas gamas, visto que estamos na gama mais acessÃvel da Hyundai.
Dito isto, a verdade é que ao contrário do que dá a entender por fora, o interior é até bastante espaçoso e capaz de oferecer bastante espaço. Mesmo nos bancos traseiros existe abundância no espaço para as pernas e até em altura.
O bom aproveitamento de espaço continua até à sua bagageira, capaz de armazenar 252L. Não temos aqui nenhum recorde de espaço, mas é mais que suficiente para a utilização diária, compras e viagens.
Performance e experiência de condução
Vamos aos números?
Então bora lá, a nÃvel de especificação estamos aqui a falar de um motor 1.0 turbo de quatro cilindros capaz de 100 cv e 172 nm que chega logo nas 1.500 rpm. Temos aqui uma motorização bastante competente, dinâmica e até ‘nervosa’. Até porque estamos a falar de um carro que ronda perto de 1.000kg e de uma caixa manual de cinco velocidades com uma ótima relação.
O resultado de tudo isto é que tem aqui, quase, um “Pocket Rocket” de entrada no mercado. A marca garante 10.5 segundos na aceleração dos 0-100km/h. No entanto, nos dias de teste, é capaz de rondar abaixo dos 10.5 segundos e mantem uma boa resposta mesmo já a altas velocidades.
Além disto tudo, de forma bastante real é uma oferta que não o vai deixar na mão no transito. Senti sempre que este i10 N Line me garantia quando necessário uma reação despachada e rápida a qualquer momento.
A meu ver, não tem a performance para ser um completo foguete de bolso, mas também não se deixa intimidar no ambiente urbano. Até o som do motor, sem exageros sonoros, garante bastante carisma na condução deste pequeno i10.
Nas curvas? Pois bem, tem aqui uma autêntica surpresa em mãos que vai agradar imenso nunca estrada mais sinuosa. Isto porque temos muita borracha a fazer contacto ao solo, um equilibro incrÃvel e uma suspensão mais rÃgida que ajuda nisto tudo.
(Ensaio) Hyundai i30 CRDi: M-Hybrid a gasóleo que faz sentido!
A nÃvel de experiência de condução
O motor responde muito bem ao pedal com umas reações ideais para escapar do transito, entradas de rotunda ou numa saÃda do semáforo. Dei por mim puxar bastante por este motor com um sorriso na cara enquanto colocava as mudanças nesta caixa manual de 5 velocidades.
Já em uso diário e autoestrada, temos aqui um nÃvel de insonorização e apesar de ser um pouco firme, a suspensão oferece conforto. Mesmo a altas velocidades dei por mim a me imaginar num segmento acima de mercado e não na gama de entrada. Ultrapassagens, reduções e até as recuperações a alta velocidade são realizadas de forma desafogada pela motorização 1.0 turbo de 100cv.
Consumos?
Temos aqui um utilitário de confiança para quem está muito preocupado com os consumos. A sensação é que estamos num carro leve o que ajuda bem neste campo. Aliás, pelo seu tamanho e peso é bastante fácil de manobrar, mesmo em sÃtios bastante apertados. Isto devido a um ângulo de viragem generoso para o seu tamanho.
Em termos de consumos em si, é possÃvel sim andar abaixo dos 5L a cada 100km, mas na realidade e de forma mais despachada vai rondar os 5.5L. Isto mesmo com uma condução menos defensiva e mais divertida da minha parte, nada mal de todo.
Conclusão – Hyundai i10 N Line
Em suma, o novo Hyundai i10 N Line veio demonstrar ao mercado que a gama de entrada também pode ser bastante potente e divertida. Afinal, a motorização neste i10 é de 100cv e 172 nm de torque, mas dos números ao papel parece que tem aqui muito mais a oferecer.
Desde a sua utilidade, o seu bom espaço interior e à condução mais dinâmica da suspensão e motor. Já o lado menos positivo é o uso excessivo de plásticos por todo o lado no interior. Contudo, tenha sempre em conta que isto é para conseguir manter um preço bastante competitivo que aqui começa nos 17.000€. E isto tudo com os 7 anos de garantia sem limite de quilómetros da marca.
Se ficou interessado nesta excelente oferta, veja tudo ao pormenor no site oficial da Hyundai. Clique aqui.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!