Huawei prepara o lançamento do sistema operativo a nível global


Por em

Já não é novidade que a Huawei está a desenvolver o seu próprio sistema operativo. A nova plataforma vai-se chamar HongMeng na China e Ark ou Oak OS noutras partes do mundo. A propósito disto já era conhecido que esta empresa tinha enviado um pedido de registo de marca à organização de propriedade intelectual na China. De facto, em Agosto do ano passado, a Huawei submeteu o registo que foi aprovado a 14 de maio de 2019.

Huawei prepara o lançamento do sistema operativo a nível global!

Agora há relatos que o mesmo aconteceu em muitos outros países. Dito isto, até já é conhecida grande parte da lista. Ou seja, é seguro dizer que podem muito bem ser regiões onde a Huawei está a pensar implementar este SO. Assim temos Canadá, México, Espanha, Coréia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Peru, Turquia, Filipinas, entre outros países europeus. As marcas registadas foram classificadas numa série de subcategorias, incluindo “sistema operativo”, semelhante aos pedidos de marca registados na China. Em Portugal, até ao momento não existe indicação de qualquer registo.

Além disso, as informações revelam que o “sistema operativo” suporta uma variedade de plataformas, incluindo portáteis, smartphones, tablets, smartwatches, wearables e IoT.

Entretanto juntamente com os registos também há algumas imagens que revelam de algum modo como poderá ser o novo sistema operativo da Huawei muito semelhante ao atual Android com a interface EMUI por cima. 

sistema operativo da Huawei

Um aspeto interessante é que um deles tem a frase Android Green Alliance.

sistema operativo da Huawei

Isto sugere que este sistema operativo será compatível com apps Android. Este Android Green Alliance surge de uma união entre a Huawei, Alibaba, Tencent e a Netease.

O objetivo passa pela criação de um ecossistema seguro e confiável de aplicações.

Mas afinal qual é o nome?

Primeiro tinhamos falado de HongMeng OS que ganhou muito força nos tempos iniciais. Depois o nome global deste sistema operativo passou a ser Ark OS. Agora parece que a versão internacional do novo SO da Huawei terá outro nome. Será exatamente Oak OS como foi revelado pelo site Globaltimes.

Se a fonte que passou as informações ao Globaltimes estiver correcta, então o agora denominado Oak OS já está a ser testado de forma intensiva. Assim, o lançamento deverá ocorrer entre Agosto e Setembro. Esta será a altura em que os 90 dias dados por Trump chegam ao fim.

Os Estados Unidos têm estado a colocar na lista negra diversas empresas chinesas ao longo dos últimos meses. Apesar de poder afetar estes fabricantes a curto prazo, a longo prazo será mau para todos. De facto, a Google até já avisou o governo norte-americano para os potenciais desafios ao nível de segurança caso a Huawei seja banida.

Em simultâneo, a Google também já veio a público afirmar que se a Huawei tiver de lançar o seu próprio sistema operativo baseado em Android, será menos seguro que a versão da Google.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Microsoft Xbox Scarlett chega ao mercado no fim do ano de 2020!

Xiaomi Mi Band 4 aposta num processador inovador com IA

Seguinte