O respeitável analista Ming-Chi Kuo, que normalmente tem acertado em tudo o que diz, lançou um novo relatório que examina as opções que unidade de dispositivos móveis da Huawei tem. Na prática foi a mais afetada pelas sanções dos EUA. Ambos os cenários considerados pelo especialista não podem ser considerados positivos para a Huawei ao nível do mercado de smartphones, mas, no entanto, uma redução significativa na participação de mercado da empresa e uma diminuição na competitividade são os mais otimistas. Este último levará inevitavelmente a uma redução no custo dos smartphones.
Huawei pode abandonar o mercado de smartphones!
No cenário pessimista, a fabricante deixará de vez o mercado de dispositivos móveis, o que será uma boa notícia tanto para concorrentes estrangeiros, como Apple ou Samsung, quanto para outras empresas chinesas, como a Oppo, Vivo e Xiaomi. Para os consumidores uma péssima notícia. É que se tratam de equipamentos realmente bons. Lembro que recentemente o Departamento de Comércio dos Estados Unidos começou a suprimir possíveis formas de contornar assim as sanções para a gigante das telecomunicações.
De acordo com o Securities Times, a Huawei Investment Holdings Co., Ltd. divulgou recentemente o seu primeiro relatório financeiro semestral no mercado interbancário. No primeiro semestre de 2020 (H1 2020), a Huawei obteve uma receita operacional de 450,7 bilhões de yuans (US $ 65,6 bilhões). Este é assim um aumento ano-a-ano de 13,67%. No mesmo período, o lucro líquido é de 43,1 bilhões de yuans (US $ 6,2 bilhões), um aumento anual de 23,49%. Isto significa que a Huawei obteve cerca de 35 milhões em lucro todos os dias durante o primeiro semestre de 2020.
Os resultados operacionais da Huawei para o primeiro semestre de 2020 mostram que no primeiro semestre de 2020, a empresa obteve uma receita de vendas de 454 bilhões de yuans ($ 66 bilhões). Isto representa assim um aumento ano-a-ano de 13,1% e uma margem de lucro líquido de 9,2%.
O negócio de consumo da Huawei tem a maior receita, 255,8 bilhões de yuans (US $ 36,5 bilhões).
No entanto, os negócios de operadoras e empresas registaram 159,6 bilhões de yuans (US $ 22,8 bilhões) e 36,3 bilhões de yuans (US $ 5,1 bilhões), respetivamente.
Os resultados de negócios do H1 2020 da Huawei mostram que a empresa está de boa saúde, apesar das inúmeras proibições. Lembre-se de que os EUA não baniram a Huawei e cruzaram os braços. Dito isto, também estão a pressionar os seus aliados para banirem a Huawei. Desde então, países como a Austrália e Nova Zelândia baniram os equipamentos 5G da Huawei da sua rede. O último país a banir a Huawei foi o Reino Unido.
Entretanto apesar de tudo isto, a Huawei parece estar bem, pelo menos por enquanto. Em 2019, a empresa vendeu cerca de 240 milhões de smartphones, um novo recorde. Em abril de 2020, a Huawei conseguiu derrubar inclusivamente a Samsung para se tornar na maior marca de smartphones do mundo, posição que manteve em maio. Além disso, a Huawei é também o maior fornecedor de smartphones 5G do mundo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!