Huawei P30 Pro vs Galaxy S10: A Samsung está em apuros?

P30 Pro vs Galaxy S10

Huawei P30 Pro vs Galaxy S10: Será que a Samsung está em apuros? – Ontem, dia 26 de Março, foi o dia em que a Huawei finalmente respondeu ao extremamente bem sucedido lançamento do Galaxy S10 no mercado!

E como já seria de esperar, graças à moda dos ‘Leaks’, já sabíamos tudo ou quase tudo acerca do smartphone.

Portanto, temos aqui um ‘flagship’ na mesma linha de design do P20 Pro do ano passado, mas com todos (e mais alguns…) avanços tecnológicos do Mate 20 Pro, lançado em Outubro do ano passado.



P30 Pro vs Galaxy S10+: Então… A questão é, qual é o smartphone Android do momento?

No fundo, não é nada fácil, responder a isto! Eu tenho a minha preferência, mas tenho a plena noção, que irá depender do uso de cada utilizador.

Por isso vamos por partes.

Design

P30 Pro vs Galaxy S10

Enquanto a Samsung apostou num novo e inovador design, depois de um ano de 2018 para esquecer… A Huawei fez exatamente o oposto! Afinal de contas, o P20 Pro foi um tremendo sucesso, e por isso, até que faz algum sentido pegar onde o agora ‘velhinho’ smartphone ficou.

Portanto, a Huawei pegou na sua filosofia de design, utilizada na linha P, e adicionou uns pózinhos da receita usada no Mate 20 Pro.

O resultado é sem dúvida bastante interessante, mas será que rouba os corações dos fãs, que ficaram boquiabertos com o Galaxy S10?

Galaxy S10

Pessoalmente, gosto mais do design do S10, mas também tenho de dizer, que o P30 Pro assenta de uma maneira fenomenal na mão. E que o design de ecrã, com a ‘notch’ gota de água, apesar de não ser uma novidade, não fica nada atrás do ‘Infinity-O’ da Samsung.

No fundo, neste campo, vai ser sempre uma preferência pessoal! Não existe nem melhor, nem pior… Apenas diferente.

Câmeras

P30 Pro vs Galaxy S10

Na minha análise do Galaxy S10+, referi que numa competição ‘Mano-a-mano’, no Instagram da Leak.pt, o Mate 20 Pro ganhou 3 a 0, à mais recente oferta da Samsung.

Apesar deste resultado, acho que as fotos capturadas pelo S10 são mais fieis à realidade! Contudo, num mundo em que a maioria das fotos tiradas pelos nossos smartphones, vão parar às redes sociais, a solução da Huawei é sem dúvida mais versátil.

Especialmente agora, com o novo sistema de câmeras do P30 Pro, que tem um Zoom extraordinário.

Assim, se quer uma máquina fotográfica para tudo e mais alguma coisa. A sua melhor jogada, é mesmo adquirir o novo smartphone da Huawei.

Desempenho

P30 Pro vs Galaxy S10

Neste campo, tenho de dar a taça à Samsung! O Exynos 9820, apesar de ficar um pouco atrás do Snapdragon 855, continua a ser um peso pesado do processamento. Dito isto, o P30 Pro, conta com o Kirin 980, que enquanto é ainda extremamente rápido, é um processador com 6 meses em cima.

Depois temos de ter em consideração o Sistema Operativo de cada aparelho, nomeadamente a ‘Skin’ em cima do Android 9.0.

É que a Samsung melhorou imenso a sua interface, com o OneUI! O que na minha opinião, transformou completamente a experiência que é manusear um smartphone topo de gama da Gigante Sul Coreana.

Aliás, acho que depois deste esforço da Samsung… A Huawei quase que é obrigada, a também fazer um esforço, e melhorar bastante o seu EMUI.

Aqui, acho que a Samsung leva uma pequena vantagem.

Huawei P30 Pro vs Galaxy S10 – Conclusão

Há algumas semanas, escrevi um artigo, onde expliquei as minhas razões, para trocar o meu fiel Mate 20 Pro, pelo Galaxy S10+ da Samsung.



E sem dúvida, que algumas destas, poderão ser usadas contra o P30 Pro.

Ainda assim, é preciso ter em consideração, que a Huawei conseguiu resolver vários problemas que teve no passado.

Nomeadamente, a impressão digital, que no P30 Pro, parece ser ainda melhor que o sensor ultra-sónico da Samsung. Fazendo esquecer a baixa taxa de sucesso, do sensor ótico utilizado no Mate 20 Pro.

Em suma, temos aqui um duelo extremamente interessante, entre as duas fabricantes mais importante dos mundo Android.

Ademais, qual será o melhor? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!