Huawei gastou 20 ‘biliões’ de Euros em chips Norte Americanos!

Antes que me engulam nos comentários, eu sei que dizer biliões é incorreto, mas os títulos têm um limite de tamanho! Deal with it! Mas voltando ao assunto em questão, parece que a Huawei gastou cerca de 20 mil milhões de euros em “componentes essenciais” de origem Norte Americana, para fugir à renovada proibição imposta pela administração liderada por Donald Trump.

Uma missão que começou em 2018, e tem continuando consoante a necessidade da fabricante. (Que nunca foi alta como agora!)

Huawei gastou 20 ‘biliões’ de Euros em chips Norte Americanos!

Estados Unidos Huawei

Portanto, caso não saiba, a Huawei não só não se conseguiu livrar da proibição imposta no ano passado, como viu um ‘refrescar’ desta mesma proibição ainda mais danoso para os seus esforços no mercado. Visto que muito brevemente, se irá ver impossibilitada de negociar com empresas como a TSMC! Uma fabricante de micro-processadores que não é Norte Americana, mas usa tecnologia fabricada ou patenteada no país de Trump. E claro, a TSMC é só uma das parceiras mais importantes da gigante Chinesa, visto ser aqui que o SoC Kirin dos telemóveis Huawei é produzido. (Mas há mais…)



Assim, dito tudo isto, a Huawei decidiu gastar esta quantia de dinheiro para ficar pelo menos 18 meses descansada em termos de componentes para os seus aparelhos. Mas aqui já não estamos apenas a falar dos smartphones, que como a minha mãe diz, andam nos ‘picos dos bois’ desde o meio do ano passado. O real problema são as implicações para outros departamentos da empresa, como os seus servidores ou infra-estruturas de redes, que também dependem fortemente de tecnologia Norte Americana.

Muito resumidamente, nestes 20 mil milhões de dólares, podemos encontrar processadores Kirin, Intel, AMD e até FPGAs da Xilinx.

Isto não poderá ser mau para a Huawei? Encomendar tanto de uma vez?

Sim! O problema é que o hardware comprado hoje, pode estar obsoleto, ou pelo menos ultrapassado daqui a 18 meses. Mas o problema não está só aqui, visto que a Huawei não está a comprar apenas diretamente ao fabricante, está também a tentar ir buscar stock a lojas focadas no retalho. O que claro está, é significativamente mais caro.

A empresa já está à procura da solução! Mas a dor de cabeça é mesmo real

Muito resumidamente, da mesma forma que a Huawei começou a trabalhar num SO para os seus telemóveis, também começou a concentrar-se na produção de todos os componentes que dão vida aos seus produtos. Mas como é óbvio, as coisas não acontecem da noite para o dia.

Em suma, esta situação ainda vai dar muitas dores de cabeça, e vai dar origem a muitas mais notícias, especialmente no mundo Android, a começar já em Setembro com o lançamento do Mate 40 Pro.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

(Análise) Corsair M65 RGB Elite: Diferente do resto!

Já perdi a conta ao número de ratos gaming que me passaram pelas mãos, que na verdade, são todos farinha do mesmo caso... É...

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não quer instalar o iOS 15? Veja como continuar a ter updates!

O iOS 15 chegou e veio cheio de funcionalidades. De facto, há muitas e boas razões para mudar! No entanto, há muitas pessoas que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!