Há algumas semanas atrás, fizemos uma peça a questionar o que se passava com a Huawei em Portugal, depois do encerramento da sua loja Flagship no centro comercial Colombo. Entretanto, a marca respondeu às nossas dúvidas, e garantiu que iria continuar a atuar em Portugal, com algumas mudanças na sua estratégia a curto/médio prazo.
Mas… Parece cada vez mais que o plano (real) a longo prazo é mesmo abandonar o mercado Europeu! Primeiro com uma desistência na parte dos smartphones, e depois, em tudo o resto.
Huawei: É o fim? Vamos ter uma desistência do mercado Europeu!?
Portanto, ainda se lembra do ano de 2018, ou mesmo do início de 2019, em que era esperado ver uma Huawei no topo do mundo mobile, em cima de gigantes como a Samsung ou a Apple?
Ainda se lembra do incrível sucesso do P20 Pro, Mate 20 Pro e P30 Pro? Os últimos grandes lançamentos da gigante Chinesa, em Solo Europeu, antes de tudo começar a rebentar nas suas mãos? Aparelhos incríveis, de uma fabricante sempre pronta a inovar, especialmente no campo das câmeras e conectividade sem fios.
Pois bem, depois rebentou os escândalo, e chegaram as sanções Norte-Americanas… Assim, mesmo após uma grande vontade de continuar a atuar da mesma exata forma, a Huawei nunca mais foi a mesma.
Sendo exatamente por tudo isto, que o final de 2022 parece representar o início do fim da gigante Chinesa no mercado Europeu.
Huawei não vai acabar, mas o mercado Europeu é mesmo para esquecer!
As sanções Norte-Americanas têm um profundo impacto em Solo Europeu, mas na China… Nem por isso. Caso não saiba, a Huawei nunca utilizou os serviços Google na sua terra Natal, visto que os mesmos estão banidos pelo governo Chinês.
Contudo, existem algumas dificuldades na parte do desenvolvimento e produção de chips, especialmente no caso dos SoCs com capacidades 5G. Ainda assim, parece existir uma grande vontade por parte da empresa, de continuar a fazer das suas em território Chinês, muito provavelmente dentro de uma mentalidade de reconstrução.
Desta forma, enquanto as dificuldades no mercado Chinês são ultrapassáveis, está mais do que visto que na Europa é uma missão quase impossível, por isso, está na hora de o abandonar, aos poucos. Infelizmente, a reputação da marca ficou significativamente danificada, e por isso, até nos produtos fora do ecossistema Android, os consumidores fazem quase sempre uma cara feia quando chega a hora de comprar.
Apenas resta esperar que a Huawei continue a apostar nos portáteis, relógios e equipamento de som, que nada têm a ver com as sanções, e trazem sempre um nível de qualidade incrível. Seria também boa ideia lançar algumas campanhas para chamar a atenção dos consumidores. Mas se é para abandonar… Duvido que isso venha a acontecer.
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