Huawei de volta com a saída de Trump? Provavelmente não

Se existe algo que marcou o mandato de Donald Trump, foi a perseguição à gigante Chinesa Huawei. No entanto, se pensa que este foi o único presidente que via a fabricante de smartphones como uma ameaça à segurança Norte-Americana, está muito enganado… A Huawei está nas listas negras dos Estados Unidos há décadas! Mas como nunca foi possível encontrar provas de nada, presidentes como Bush ou Obama optaram sempre por não criar guerras só porque sim. Afinal de contas, durante o mandato de Barack Obama, existiu mesmo uma investigação formal à Huawei, mas claro está, mais uma vez, nada foi encontrado.

Dito tudo isto, com ou sem provas, Donald Trump decidiu disparar a bala que já estava dentro do canhão da sua pistola. E ao que tudo indica, Joe Biden não está com grande vontade de voltar atrás.



Huawei de volta com a saída de Trump? Provavelmente não

Huawei de volta

Portanto, como deve saber, Donald Trump não teve dó nem piedade com a Huawei! Acrescentando o seu nome à Entity List, o que basicamente acabou com qualquer relação negocial que a gigante Chinesa tinha com empresas Norte-Americanas, ou com empresas fora do domínio Americano que ainda assim utilizassem tecnologia patenteada neste país.

É por tudo isto que a Huawei saiu do ecossistema Google, e similarmente também perdeu o acesso às linhas de produção da TSMC.

Dito tudo isto, com a mudança de administração, é óbvio que existia alguma esperança no mercado que a Huawei poderia receber algum balão de oxigénio. Contudo, segundo a Secretária do Comércio, a nova administração não vê nenhuma razão para levantar as proibições impostas à empresa Chinesa.

Mais más notícias para a Huawei?

Esta afirmação pode ter sido apenas “para Inglês ver”. Mas verdade seja dita, apesar do facto de Joe Biden estar “no poleiro” há menos de um mês… E de muito provavelmente existirem assuntos mais sérios para resolver. O novo presidente Americano ainda não tocou neste assunto, nem parece ter grande vontade de o fazer.

Ainda assim, tudo pode acontecer, especialmente se os Estados Unidos e China se voltarem a sentar na mesa de negociações. Mas por enquanto, a Huawei continua nos “paus dos bóis”, como a minha mãe gosta de dizer.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub