Quando falamos em smartphones dobráveis ou com dois ecrãs lembramo-nos de muitas marcas. No entanto, HP estaria no final da lista. Não é que este fabricante não faça equipamentos inovadores. A questão é que são maioritariamente artigos de informática e não propriamente smartphones. No entanto, tudo vai mudar. Pelo menos o site LetsGoDigital conseguiu deitar a mão a uma patente que mostra um telemóvel dobrável da HP.
HP prepara o seu próprio smartphone dobrável Galaxy Z Flip!
Em fevereiro do ano passado, a HP solicitou uma patente no World Intellectual Property Office. A aprovação da patente do equipamento foi a 13 de Agosto de 2020. Entretanto ela descreve uma tecnologia para aplicação de ecrãs flexíveis em dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou computadores.
A patente mostra um design dobrável semelhante ao Motorola Razr e Samsung Galaxy Z Flip. Para um melhor entendimento, o site LetsGoDigital produziu várias renderizações.
A patente não refere o tamanho da câmara nem do painel. Portanto, estas renderizações foram criadas apenas pela LetsGoDigital para mostrar como será o smartphone dobrável HP quando chegar à fase de produção.
Embora semelhante ao método de dobragem do Samsung Galaxy Z Flip, a HP descreve-o assim como “usando uma dobradiça móvel que pode ser dobrada em diferentes posições” e não se limita a dobrar ao meio. Ao mesmo tempo, para evitar danos, a HP espera usar uma estrutura elástica que se tornará mais espessa à medida que a pressão aumenta.
No entanto, como o design é muito avançado, não se espera que este equipamento apareça nos próximos meses.
O mercado dos dobráveis está a ferver
Entretanto apesar da pandemia há vários fabricantes a desenvolver novos modelos. A Huawei é um deles a aparentemente o Mate X2 já está a caminho. Espera-se que tenha um mecanismo dobrável para dentro ao contrário do antecessor e ecrãs da Samsung e da BOE. A patente que chegou à Internet na altura revelou um formato semelhante ao antigo Mate X e uma barra lateral vertical com um ecrã secundário. Ele também mostrou um ecrã dobrável para dentro com uma caneta enfiada por debaixo da caixa vertical na lateral.
O rival mais próximo, a Samsung, já lançou o Galaxy Z Fold 2 de segunda geração. O design é basicamente semelhante ao da primeira geração.