Quando falamos em super-heróis, nomeadamente dentro do Universo Cinemático da Marvel, facilmente nos vem assim logo três ou quatro nomes à cabeça. Como é por exemplo o caso dos nomes Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, e claro, o Homem Aranha.
Porém, este último tem uma curiosidade associada, que todos os entusiastas conhecem, mas é provável que o fã mais casual não faça ideia. O Homem-Aranha está no Universo Marvel, porém, os seus direitos estão no lado da Sony.
Homem-Aranha está na MCU, mas ao mesmo tempo, está fora?
Portanto, caso não saiba, o Homem-Aranha foi uma das personagens que a Marvel vendeu, há muitos anos atrás (1999), para se salvar da banca rota. Além desta personagem, a Marvel também vendeu X-Men e o Quarteto Fantástico. Na realidade, foi apenas com o primeiro filme de Blade, que a Marvel se começou a estabilizar, e finalmente a transformar na potência que é hoje.
Entretanto, enquanto X-Men e o Quarteto já voltaram a casa, o aranhiço continua nas mãos da Sony.
Aliás, é muito provável que a gigante Japonesa nunca abra mão de Spider-Man, porque esta é uma das personagens mais rentáveis de sempre, do mundo do cinema. Sendo exatamente por isso, que apesar do facto de estar envolvida com a Marvel nos filmes solo, e em vários filmes dentro da MCU, a Sony também tem o seu próprio Universo à volta do herói. Onde podemos encontrar ambos os filmes de Venom, o filme animado Into the Spider-Verse, bem como Morbius.
Aliás, caso não saiba, todos os filmes de Toby Maguire foram produzidos exclusivamente pela Sony, bem como os dois filmes de Andrew Garfield. Porém, depois do “falhanço” do segundo filme de The Amazing Spider-Man, a Marvel e Sony juntaram-se para criar algo diferente, e por isso, com uma outra direção.
É devido a esta parceria que Spider-Man aparece em Capitão América: Guerra Civil, Vingadores, e posteriormente, começa a aparecer em filmes a solo, dentro da MCU.
É uma situação estranha, e pouco estável. Sendo exatamente por isso que em 2019 toda a parceria este em risco, e o Homem-Aranha esteve prestes a sair da MCU. Em suma, a Sony não queria partilhar dividendos com a Marvel. Porém, pelo menos dessa vez, a opinião pública ganhou, e a parceria está para continuar, pelo menos por enquanto.