Helio P70 já é oficial: Saiba o que muda no novo chipset

O Helio P60 é um dos melhores chipsets da MediaTek. Deste modo não é uma surpresa que tenha aparecido num grande número de smartphones de diversas marcas. Hoje, a MediaTek apresentou um novo chipset – o Helio P70 e espera-se que aproveite o sucesso do P60.

O Helio P70 não é muito diferente do P60. O chipset ainda é desenvolvido pela TSMC através da tecnologia FinFET de 12nm. Destacam-se ainda os núcleos Cortex-A73 e Cortex A53 no mesmo arranjo 4 + 4 e ainda a placa gráfica ARM Mali-G72. O que mudou foi a velocidade do relógio. Mais especificamente falamos dos 2.0 GHz para os núcleos A53.

P70

A placa gráfica também opera a uma maior velocidade de 900MHz. A MediaTek afirma que a velocidade de relógio mais alta resulta num aumento de 13% no desempenho. Entretanto, a unidade de processamento de dados (APU) também trouxe melhorias de 10 a 30% em comparação com o Helio P60.

Ao nível da autonomia e quando comparado com o P60, o Helio P70 utiliza 35% menos energia e fornece 7% maior desempenho em jogos que exigem maior poder de processamento.

O chipset suporta uma câmara única de 32MP ou duplas de 24+16MP. Importa salientar também um novo sistema de câmara que garante um aumento de 3x no desempenho do mapeamento de profundidade.

O Helio P70 suporta até 8 GB de memória LPDDR4X e 4 GB de RAM LPDDR3. Destaca-se ainda o suporte para armazenamento eMMC 5.1 e UFS 2.1. Infelizmente, o Bluetooth suportado ainda é de 4,2 (LE).

Segundo Roland Quandt, o popular leakster, o Helio P70 vai começar a aparecer nos dispositivos já no próximo mês.

Enquanto o Helio P60 foi a resposta da MediaTek ao Qualcomm Snapdragon 660, o Helio P70 será o combatente do Snapdragon 710. Lembramos que no início deste ano, o não anunciado Helio P70 SoC apareceu no AnTuTu, registando uma pontuação de 156.906 pontos.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também