(Hands-On) Galaxy Z Flip5: Vai ser a loucura!

Hands-On: Samsung Galaxy Z Flip5 – Vou ser muito sincero, inicialmente, nunca achei muita piada ao design ‘Flip’, porque apesar de interessante visualmente, muito graças ao facto de ser um pouco diferente de tudo o que é o normal no mundo dos smartphones, a realidade é que era um design de smartphone que obrigava à sua abertura cada vez que quisesse fizer algo de minimamente importante.

Porém, a minha forma de pensar começou a mudar com a chegada do dobrável Oppo Find N2 Flip que muito elogiámos no início do ano, e verdadeiramente parece ter chegado a um nível completamente novo com a chegada do Galaxy Z Flip5 por parte da Samsung neste quente verão de 2023.

Vamos por partes?

(Hands-On) Galaxy Z Flip5: Vai ser a loucura!

Especificações Técnicas

  • Ecrã Principal: 6.7” FHD+ Dynamic AMOLED // 120Hz (1~120Hz) // 2640 x 1080 //
  • Ecrã Secundários: 3.4” Super AMOLED 60Hz // 720 x 748
  • SoC: Qualcomm Snapdragon 8 Gen2 ‘For Galaxy’
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento: 256~512GB
  • Bateria: 3700mAh (25W carregamento rápido + Carregamento sem fios) // Carregador não incluído
  • Dimensões e Peso:
    • Aberto: 71.9 x 165.1 x 6.9mm
    • Fechado: 71.9 x 85.1 x 15.1mm
    • Peso: 187g
  • Câmeras:
    • Traseiras: 12MP + 12MP (Wide + Super Wide)
    • Frontal: 10MP F2.2 // 1.22μm // FOV: 85˚

Portanto, tudo aquilo que gostei no smartphone dobrável da Oppo, aparece agora melhorado na versão da Samsung. O smartphone não é apenas um brinquedo! É mesmo algo ‘Premium’, um aparelho verdadeiramente topo de gama!

Aliás, fora as câmeras, que continuam limitadas pelo espaço disponível dentro do corpo compacto deste dobrável, temos aqui um (quase) Galaxy S23 Ultra dobrado ao meio.

O que mudou?

Antes de mais nada, a Samsung foi finalmente capaz de dobrar o seu Flip a 100%, deixando a desculpa da resistência para quem quiser acreditar nela.

Ou seja, a partir de agora, nunca mais vai ter aquele espaço chato, que deixa entrar pó, e muito honestamente dava a sensação de que isto era um protótipo, e não um aparelho produzido em massa, a custar uma autêntica pipa de massa.

Porém, apesar de importante, esta nem é a melhoria mais importante que a Samsung trouxe para o seu novo Z Flip5.
Z Fold5, Z Flip5
Z Fold5 // Z Flip5

A grande novidade está no ecrã! Ou melhor, no ecrã secundário de 3.4” com um formato capaz de ocupar quase a totalidade da parte de fora do smartphone.

Sabe o que isto significa? Já não é preciso abrir o Galaxy Z Flip por tudo e por nada! Afinal, agora pode responder a mensagens de texto, do WhatsApp, ou de outras apps. Pode usar o Google Maps. Pode até ver vídeos no YouTube! Aliás, nem a própria Samsung conhece a potencialidade total deste novo ecrã, visto que ainda anda em testes, para perceber que apps fazem sentido, e que Widgets devem ser criados.

  • Nota: É possível forçar aplicações para o ecrã secundário. Ou seja, a quase totalidade do ecossistema Android vai estar disponível no ecrã de fora! Algo que apenas vai melhorar à medida que os programadores fazem os acerto necessários

É uma mudança de paradigma para o mundo dos dobráveis compactos! Acredito que é uma tendência inicializada em passa pelo Oppo Find N2 Flip, que agora o Galaxy Z Flip5 melhorou.

Além do ecrã, da dobra, e de outras melhorias relacionadas com a performance no dia-a-dia. A verdade é que o Galaxy Z Flip5 aparece como um aparelho capaz de saltar à vista de qualquer utilizador. É algo que todos nós vamos reparar na rua. Sendo exatamente por isso que acredito estarmos perante uma nova onda de sucesso para os lados da Samsung.

Aliás, podemos estar muito bem perante a massificação do smartphones dobrável! Só é pena o preço… (1249.90€ para a versão base).

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Está interessado neste smartphone? O que está a faltar? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.