Inicio Especiais (Guia) Saiba como criar uma password forte (mas fácil de lembrar)

(Guia) Saiba como criar uma password forte (mas fácil de lembrar)

Ter uma boa password é muito importante nos tempos que correm. No entanto, qual é o interesse de ter uma palavra-chave poderosíssima se depois não se vai conseguir lembrar dos carateres especiais que utilizou.

Bem, pessoalmente, já tenho tanta password que por vezes baralho tudo e lá vou eu fazer reset ao serviço. Por isso, numa tentativa de conseguir melhorar a minha vida, vou também tentar ajudar-vos a criar uma password forte mas que não vos dê cabo da cabeça.



(Guia) Saiba como criar uma password forte (e fácil de se lembrar)

password forte

Portanto, uma password forte não tem de ser necessariamente difícil de lembrar.

1. Use uma frase-chave e não uma palavra-chave

Uma frase é longa, e por vezes, até é bastante fácil de adicionar carateres especiais, que vão obviamente complicar o seu roubo. Por exemplo, podemos usar “estou farto do meu portátil!”

Uma “password” com 28 carateres, com o uso de um acento e um ponto de exclamação. Que é obviamente muito difícil de desaparecer da sua memória. Visto que basta olhar para o seu portátil… Que aparentemente é velho, feio e lento :P.

2. Use um gestor de passwords

Se o problema é não se lembrar das suas passwords, existe uma grande solução para isto… O uso de um gestor de palavras-chave, como o 1Password ou LastPass é seguramente o que precisa. São serviços seguros, que lhe irão facilitar a vida.

3. Palavra-Chave segura = Palavra-Chave única

Nunca use a mesma password para tudo. É um erro crasso que poderá sair caro. Ao fim ao cabo, basta um atacante descobrir a sua password uma vez, para ter acesso a tudo, onde claro está, podemos incluir contas bancárias.

4. Não use os nomes dos seus filhos, cães, gatos, pais, datas de nascimento, etc…

Em suma, acho que nem tenho de explicar o porquê. Estas sãs as primeiras coisas que qualquer atacante irá utilizar… Por isso, retire esse prato da mesa!

5. As palavras-chave já não suficientes em 2020!

É sempre muito boa ideia juntar uma outra camada de segurança, na forma da autenticação por dois fatores. O que claro está, resume-se ao uso de confirmação de um log-in, de um autenticador extra, etc


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

GG Xbox? Os jogadores estão mais interessados na PS5!

Tanto a PlayStation 5 como a Xbox Series X deverão saltar das prateleiras como autênticos pãezinhos quentes! Afinal de contas, as pré-encomendas de ambas...

Windows no ARM está prestes a receber muitas aplicações!

A Microsoft revelou que está a trabalhar na emulação de aplicações x64 para o Windows on ARM! Atualmente, o Windows em dispositivos ARM como...

Google anuncia um novo Chromecast com Google TV

Hoje é o primeiro dia de Outubro. Um mês que deve trazer muitas novidades em termos tecnológicos, com um dos grandes destaques a ir...

COVID-19: é perigoso receber encomendas vindas da China?

Passado tantos meses depois do início da pandemia, o mundo continua a estar alerta com as devastadoras e fatais consequências do famoso coronavírus! Afinal...

Google Fotos acaba de receber uma grande novidade no Android!

O Google Fotos é uma aplicação imprescindível em qualquer smartphone. É que graças a ela nunca perdemos qualquer fotografia ou vídeo. Fica tudo armazenado...