(Guia) Dicas para melhorar o desempenho do seu computador

Já fiz vários artigos para ajudar os nossos leitores a utilizar o potencial máximo dos seus PCs, mas agora que temos tanta gente a ficar em casa, e a ser obrigada a utilizar computadores que muito provavelmente já tinham os dias contados dentro de uma gaveta do sotão. Talvez seja boa ideia fazer um artigo simples, direto e fácil de ler. Vamos a isso?

(Guia) Dicas para melhorar o desempenho do seu computador

desempenho computador

Portanto, neste guia nem sequer vou falar de sistemas operativos específicos, são mesmo conselhos que irão resultar em qualquer máquina que tiver, quer seja baseada em Windows, macOS ou Linux.

1. Organize muito bem os seus ficheiros

É mais difícil encontrar algo num quarto arrumado ou desarrumado? Pois, a lógica é exatamente a mesma no disco rígido do seu PC. Tente manter o seu gestor de ficheiros organizado, e sem lixo. Irá ser muito melhor para a sua produtividade no dia a dia.

2. Elimine todos os ficheiros desnecessários e temporários

Tente não acumular ‘resíduos’ no seu computador. Se já não precisa de algo, apague sem dó nem piedade. Além disso, fique também atento ao ficheiros temporários gerados pelo sistema operativo e programas, para isto recomendo o uso do CCleaner.

3. Desinstalar os programas que já não estão em uso

Eu sei que muitas vezes não é fácil apagar aquele jogo que gostou há tanto tempo atrás, ou desinstalar aquela ferramenta de edição de vídeo, porque ainda não acabou o projeto que começou em 2017. Mas a verdade é só uma… Se neste tempo todo não abriu a aplicação, ou voltar a jogar determinado jogo… Se calhar é porque nunca o irá fazer! Apague e torne a sua máquina mais rápida, e com mais espaço para outros ficheiros essenciais.

4. Compre um SSD e/ou aumente a memória RAM

5. Retirar a maioria dos programas que se iniciam com o PC (Como o Spotify, Steam, Discord, etc…)

6. Não ocupar todo o armazenamento disponível (deixar 10~20% livre)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entretanto, meta a Leak como favorito no Google Notícias, para nunca perder uma notícia nossa.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também