Guerra de consolas? Não existe! A Microsoft não vê a Sony como rival!


Por em

Guerra de consolas? Não existe! – A guerra Sony PlayStation vs Microsoft Xbox é provavelmente mais velha que muitos dos jogadores que hoje em dia adoram as suas PS4 e Xbox One. No entanto, parece que a Microsoft chegou finalmente a um ponto, em que fez tanto trabalho de casa atrás de portas, que já nem sequer sente a Sony como rival.

Ou seja, na ótica da Microsoft, já não existe qualquer tipo de guerra de consolas, porque já se encontra num nível muito acima em comparação ao mundo Sony PlayStation.



A Microsoft acha que não vai haver guerra de consolas, porque na sua opinião, a Sony não está ao seu nível!

PS5 vs Xbox

Portanto, a conversa de quem está a ganhar, ou de quem irá ganhar a próxima geração, aumenta de tom sempre que temos novos lançamentos de consolas. E claro está, 2020 não é exceção neste campo!

No entanto, parece que as coisas estão agora um pouco diferentes, especialmente no campo da Microsoft. Será que já não interessa quem vende mais consolas?

Muito basicamente, o objetivo de uma empresa é fazer o máximo de dinheiro possível. Dito isto, no mundo das consolas, este objetivo não tem de ser alcançado apenas e só com as vendas de consolas. Ao fim ao cabo, o mundo dos videojogos gera 240% mais dinheiro que o mundo do cinema e música… Combinados!

Contudo, apesar de no passado terem existido várias guerras para ver quem vendia mais unidades de consolas, onde temos de meter a Sega, Nintendo, etc… Ao barulho, a coisa mudou muito nos últimos anos. E verdade seja dita, o que interessa hoje em dia é o software! Mais concretamente o mundo dos jogos na Cloud!

Hoje em dia, os jogos mais populares do mundo são multiplayer, onde poderá jogar com os seus amigos em qualquer parte do mundo, em qualquer plataforma que escolher. Ou seja, onde encontramos o tão famoso Crossplay que a Sony odiava (e provavelmente continua a odiar).

Assim, num futuro muito próximo, deixaremos de ter como base o hardware na nossas sala de estar, ou até na nossas secretária (se estivermos a falar do PC).

Dentro de muito em breve, vamos poder jogar qualquer jogo, em qualquer aparelho… Sem qualquer hardware dedicado para o efeito. Tudo graças às cada vez mais maiores e mais complexas infra-estruturas na Cloud!

É por isso que Phil Spencer da Microsoft afirma que os grandes rivais da empresa são a Google e Amazon! Que caso não saiba, são quem tem o maior poderio computacional na nuvem além da gigante responsável pelo Windows.

Ou seja, atualmente, o mundo Xbox está focado na Nuvem (Cloud)! e não na consola propriamente dita.

Aliás, é por isso que desde 2017, Phil Spencer anda a tentar trazer os jogos do Universo Microsoft para todas as plataformas. É óbvio que muitos viram isto como um sinal de fraqueza, como uma jogada da Microsoft para fazer face ao domínio da PS4… Mas é claramente uma jogada a pensar no futuro! Um futuro em que as vendas de consolas não são realmente o mais importante. O objetivo é chegar a todo o lado, com o maior número de jogos possível. Um futuro que se calhar até já é o presente.

Ok…Mas porque razão é que a Sony não entra nesta guerra?

Cloud, Nuvem

Muito resumidamente, a Microsoft, Amazon e Google têm os seus próprios centros de dados. A Sony não os tem. A gigante Japonesa Sony ainda está focada nas vendas de consolas, tal e qual como a entrevista surpresa à revista Wired mostrou.

Ao fim ao cabo, a empresa ainda está a planear usar a sua força nos exclusivos, para tentar fazer exatamente o que fez com a PS4, tenta convencer os jogadores a entrarem no ecossistema PlayStation.

Ainda se lembra de ter dito neste artigo que é bem provável que a Sony ainda odeie o CrossPlay? Ou do acordo que a empresa fez com a Microsoft para utilizar a infra-estrutura Azure? Pois bem, tudo isto é um claro sinal que o Universo PlayStation ainda está agarrado ao hardware, numa altura em que toda a gente está a tentar apanhar o comboio para o futuro, que é o software.

Claro que as vendas de consolas eram super importantes em 2013, quando a PlayStation 4 e Xbox One foram lançadas. Mas o campo de batalha mudou bastante nos últimos 7 anos. E pelos vistos, o dinheiro a sério está agora na Nuvem, e não nas prateleiras das lojas.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured, Jogos

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

(Primeiras impressões) Samsung Galaxy S20: Um autêntico ‘all-in’!

O Google Chrome vai começar a bloquear downloads ‘Inseguros’

Seguinte