GPU-Z consegue agora detetar placas gráficas NVIDIA falsas!


Por em

GPU-Z – Como deve imaginar, se um mercado for lucrativo, alguém irá tentar vender versões contra-feitas para tentar enganar os consumidores menos atentos, à procura de um negócio ‘do bufo’.

O mercado de placas gráficas não é diferente! No entanto, agora, o novo GPU-Z representa uma linha de defesa, capaz de identificar o hardware falso da NVIDIA.

No início do mês, a TechPowerUp lançou a versão 2.12.0 do GPU-Z, oferecendo maior estabilidade bem como novas funcionalidades. Em que a mais interessante, é sem dúvida a capacidade de detetar placas gráficas ‘Falsas’, ao trocar o logotipo do fabricante com um triângulo gigante a dizer [FAKE].

GPU-Z

O ‘change-log’ menciona que esta nova funcionalidade é capaz de detetar placas gráficas falsas, que estão na realidade a utilizar GPUs antigos NVIDIA. Onde podemos incluir os GPUS G84, G86, G92, G94, G96, GT215, GT216, GT218, GF108, GF106, GF114, GF116, GF119 e GK106.

Enquanto que existem placas gráficas falsas no mercado já há algum tempo… A grande oportunidade de negócio revelou-se quando o stock de placas simplesmente desapareceu devido à loucura do mining.

O que levou à inserção de vários modelos de placas gráficas contrafeitas no mercado. Utilizando um GPU antigo e uma BIOS modificada para enganar a motherboard e por consequência o computador do consumidor.

Contudo, agora que o mercado acalmou bastante, é um problema que já não é tão grave… Mas é sempre bom saber que temos uma linha de defesa disponível! (E nunca se sabe quando é que o mining poderá voltar!)

No fundo, é uma nova funcionalidade que é muito bem vinda! Se por acaso decidiu comprar uma nova placa gráfica ‘com desconto’ nos últimos meses… Talvez seja boa ideia assegurar que está tudo bem.


NVIDIA GTX 1060 GDDR5X oficialmente confirmada!

A NVIDIA GeForce GTX 1060 GDDR5X apareceu na Internet há algum tempo, indicando que a empresa se encontrava a trabalhar numa versão um pouco mais poderosa da sua placa mais vendida

Afinal de contas, a versão normal da GTX 1060 possui memória GDDR5, por isso memória mais rápida deverá aumentar um pouco a performance do GPU.

GTX 1060 GDDR5X

Leia mais aqui.

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Estará um smartphone Samsung Galaxy G(aming) a caminho?

BlackShark Helo: Chegou o novo telemóvel para jogos da Xiaomi

Seguinte