GPU vs CPU: O que separa o processador da placa gráfica?

Se por acaso for um entusiasta do mundo dos computadores, conhece mais ou menos as missões do CPU e GPU na sua máquina no dia-a-dia! Mas na grande maioria dos casos, as pessoas só sabem que o processador, bem… processa, isto enquanto o GPU faz as coisas ficarem bonitas, especialmente nos jogos.

Por isso, vamos tentar explicar a coisa de uma forma simples.

GPU vs CPU: O que separa o processador da placa gráfica?

placa gráfica

Portanto, apesar da sua relação próxima, o CPU e GPU não podiam ser mais diferentes, algo que começa logo no seu objetivo e conceção. Vamos imaginar o seguinte cenário: Uma placa gráfica (GPU) pode ser comparada a um exército da antiguidade, todos eles armados com mosquetes, e a marchar para a mesma direção. São muito bons na sua função, que é a batalha em terra. Já o CPU, pode ser comparado a uma unidade de forças especiais, em que cada núcleo é basicamente um agente super bem treinado, capaz de cumprir as suas missões tanto no ar, como no mar, ou até em terra.

Enquanto o GPU é muito focado numa só tarefa. O CPU tem de saber fazer muita coisa, e claro, fazê-las bem.

Curiosamente, o CPU é capaz de fazer o trabalho do CPU, e o GPU também é capaz de fazer o trabalho do CPU. Tudo depende da aplicação em que esta situação acontece, como vamos explicar um pouco mais em baixo. Mas, no geral, se trocarem de tarefas, tanto o CPU como o GPU irão ser muito mais lentos e ‘burros’.

No entanto, hoje em dia, já temos vários tipos de processamento a ser acelerado por GPUs. É uma prática com o nome de GPGPU (General Purpose GPU). Ou seja, um GPU consegue realizar mais tarefas, sem ser o processamento gráfico. Como é o exemplo de simulações computacionais, folding, SETI, etc… (Ou mining ahah).

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!