Google vai mudar estratégia com chips. Pixel 9 não chega a tempo

Apesar do facto de a Google ter utilizado processadores Snapdragon durante várias gerações de aparelhos Pixel, já há algum tempo que anda a utilizar processadores de design próprio, produzidos pela parceria Samsung.

São processadores poderosos! Mais do que suficientes para dar vida a aparelhos extremamente interessantes como é o caso dos smartphones Pixel. Porém, ficam muito aquém daquilo que a Qualcomm, MediaTek, e até a própria Samsung é capaz de fazer.

- Publicidade -

Porquê? Originalmente a ideia era simples, ou seja, desenhar processadores mais focados nas necessidades dos utilizadores, e compensar com muita inteligência artificial.

Porém, com o aumento do nível de exigência, esse caminho parece não ser o mais correto, e como tal, o Tensor G4 vai ser significativamente mais poderoso, e depois do Tensor G4 já não vai existir um G5. Ou melhor, o nome até pode ser esse, mas vai ser baseado em algo completamente novo.

Google vai mudar estratégia com chips. Mas Pixel 9 não chega a tempo

Ainda é muito cedo para a Google anunciar o seu novo SoC Tensor de nova geração personalizado para smartphones e tablets. Porém, a base já deve estar mais do que definida! Especialmente agora com o anúncio do Axion, um SoC baseado em ARM concebido especificamente para centros de dados.

Este chip apareceu durante a Cloud Next 2024 e vem com uma série de benefícios de desempenho e eficiência. Afinal, a Google afirma que o Axion vai trazer 60% de melhorias no campo da performance, e também grandes melhorias no lado da eficiência energética.

Dito tudo isto, a gigante pretende expandir a utilização do Axion e torná-lo-á público ainda este ano. Entretanto, de acordo com rumores anteriores, a Google vai aproveitar o nó ‘N3E’ de 3nm da TSMC para produzir em massa o Tensor G5 e, para além dos seus próprios núcleos de CPU, diz-se que a empresa também vai introduzir um GPU completamente novo baseado em designs próprios.

Porém, este hipotético Tensor G5 (se for este o seu nome) só vai chegar ao mercado com o Pixel 10. A gama de aparelhos Pixel 9 vai utilizar um Tensor G4 ainda não anunciado.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.