A Google vai acabar com a Google Drive ?


Por em

Nos últimos meses tem havido muita desinformação a dizer que a Google iria acabar com a sua Drive, mas não se preocupe, não vai ser o caso !

A Google anunciou esta semana, que vai substituir as aplicações da sua Google Drive para PC e Mac para versões mais funcionais, com o nome de “Backup & Sync” e “Drive File Stream

Vai continuar a poder usar os serviços da Drive como antigamente, com algumas melhorias devido às novas aplicações, como sincronizar pastas individuais em qualquer sitio no seu computador, bem como gerir as suas fotos directamente da nuvem.

O suporte para as actuais versões das aplicações terminou no dia 11 deste mês, e irão deixar de funcionar completamente no dia 12 de Março de 2018.

Ou seja, a Google não está a tentar afastar os seus consumidores dos seus serviços na “Cloud”, mas sim que escolham uma de duas opções, “BackUp & Sync“, ou a escolha mais indicada para business, a “Drive File Stream“.

A seguinte imagem explica as diferenças:

Google Drive Backup Sync

Se é um consumidor casual, provavelmente irá escolher a “BackUp & Sync“, se for um consumidor em que o seu negócio depende destes serviços, talvez opte pela “Drive File Stream“, mas vamos falar mais um pouco disto.

BackUp & Sync

Google Drive Backup Sync

É essencialmente a aplicação “Google Drive” e a aplicação “Google Photos” juntas!

Se por acaso actualizou recentemente a Google Drive, até já a deve estar a usar, pode não ter notado, visto que funcionam exactamente como a antiga Google Drive, oferecendo as mesmas funcionalidades, mas agora com a função de “upload” de fotos incluída.

No fundo, com o “BackUp & Sync” irá conseguir escolher que ficheiros ou pastas gostaria de fazer backup, retendo a opção de sincronizar qualquer pasta no seu computador.

Quando instalado no seu computador, a aplicação ficará disponível como a já familiar pasta Google Drive, se ainda não é fã deste serviço da Google, pode fazer download imediatamente e usufruir de 15GB de espaço livre, grátis!

Drive File Stream

Google Drive Backup Sync

Esta opção é mais para utilizadores “business”, este serviço poupa espaço no seu disco rígido, mantendo todos os seus ficheiros e pastas na “Cloud”, também oferece acesso a “drives de equipa”, e a opção de sincronizar ficheiros individuais.

O que isto quer dizer é que, não irá precisa de fazer “download” dos ficheiros para o seu computador para lhes conseguir aceder !

Por exemplo

Em vez de fazer “download” de um ficheiro Word, editá-lo e voltar a fazer upload para a nuvem, com este serviço, pode abrir directamente da drive, editar, gravar, sem perder um único byte !

Poupando imenso tempo, e como sabemos, nos negócios…”Tempo é dinheiro !”

Tudo isto, tem uma grande vantagem ! Desta maneira temos a certeza que estamos a ver a versão mais actual do ficheiro, o que é importante quando mais que uma pessoa de uma equipa precisa de aceder a este, por vezes, ao mesmo tempo.

Depois de instalado

O “Drive File Stream” ficará listado como uma drive, por isso irá ser capaz de interagir com este da mesma maneira que iria interagir com um disco externo ligado ao seu computador.


Se já trata a Google Drive como um segundo disco rígido, talvez esta seja a opção mais acertada!

No entanto, esta nova versão da Drive, ainda não está disponível para o publico, mas não se preocupe, não terá de esperar muito, está programado o fim deste mês ou o inicio de Janeiro, já não falta muito para começar a brincar na nuvem !

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Honor 9 Lite oficializado: Conheçam as especificações

Samsung Galaxy S9 e S9+ vão manter a mesma proporção de 18:9

Seguinte