Opinião: O mundo será dos Phablets

Segundo um estudo da IDC, os Phablets vão dominar o mercado em 2019. Atualmente, representam 40% de todos os smartphones que são produzidos, um número que deverá atingir os 59% em 2021.

Phablets

O que é um Phablet?

Como o próprio nome deixa adivinhar o Phablet nasce da combinação entre as palavras phone (que como sabem significa telefone) e tablet. Na prática, são todos os equipamentos com um ecrã de grande dimensão, mas que não são um telefone, nem um tablet – estão no meio. Normalmente possuem um ecrã com dimensões entre as 5.5 e as 7 polegadas.

As vantagens de um Phablet

Existem várias razões que podem levar um utilizador a trocar o seu smartphone de pequenas dimensões por um phablet. Algumas são facilmente percetíveis, outras nem tanto.

Maior facilidade ao teclar

Considerando que passamos a ter um ecrã de grandes dimensões fica muito mais fácil teclarmos, especialmente com os polegares. Para quem utiliza o email em mobilidade, o editor de texto e até aplicações como o WordPress para atualizar o seu blog, um Phablet é sem dúvida a opção ideal.

Maior duração da bateria

A autonomia é sempre uma das maiores preocupações para o utilizador de um smartphone. Neste campo, os Phablets também têm vantagem, comparativamente aos equipamentos com ecrãs de menor dimensão. É que maiores dimensões, significam também espaço acrescido para uma bateria mais generosa. É por este motivo que normalmente estes dispositivos garantem melhor autonomia.

Melhor utilização das aplicações

Quem tem um Phablet utiliza 21% mais aplicações do que quem tem um smartphone com um ecrã mais pequeno. Isto resulta numa maior produtividade e numa melhor experiência de utilização do equipamento.

Melhor experiência

Os utilizadores de um Phablet aproveitam melhor os dispositivos que compraram no campo da multimédia. São equipamentos ideais para ver vídeos e também para jogar com todo o conforto. Estatisticamente, quem tem um phablet passa 3.5% mais tempo a utilizar o smartphone, do que quem tem um dispositivo com 4 polegadas.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Google Maps: atenção navegação por voz parece assombrada!

O Google Maps é sem dúvida uma excelente aplicação de navegação. Funciona muito bem e vai ficar ainda melhor graças a muitas novidades que...

Samsung “apanhada” nos SSDs? Resposta? Baixa de preços!

Com a disseminação do armazenamento PCIe 4.0, na forma de muitos (e bons) SSDs NVMe, os antigos mas ainda muito rápidos e fiáveis SSDs...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!