Google Play Store recebe a maior novidade de sempre! Entenda

Estávamos em Abril quando a Google começou a testar um novo design para a secção das minhas aplicações e jogos da Play Store. O novo aspeto removeu os separadores Instaladas e Biblioteca, trocando-os por dois chamados Atualizações e Beta. No entanto, pouco depois das alterações um representante da Google afirmou que isto se tratava de um bug. No entanto, agora parece que afinal não era engano nenhum. É que o gigante dos motores de busca está a preparar alterações ao nível do design. Mas esta não é a grande novidade da Google Play Store. Essa está numa nova funcionalidade de partilha que explicamos mais abaixo.

Google Play Store recebe a maior novidade de sempre! Entenda

Foi quando explorava o APK da Google Play Store, que o 9to5Google conseguiu descobrir um novo design na secção Minhas Aplicações e Jogos. Desta vez, é tudo muito mais perceptível, até porque o nome foi mudado para Gerir Aplicações e Dispositivos. Mas há mais. As secções Atualizações e Beta fora subsituídas por outras chamadas Visão Geral e Gerir.

Google Play Store novidade

Como pode ver nas capturas de ecrã, o novo separador “Visão geral” mostra as atualizações disponíveis. Depois temos um botão para atualizar todas as aplicações e outro para ver mais detalhes. A nova secção de atualizações junta-se ao indicador de armazenamento e um atalho para as “avaliações e comentários”. Entretanto o novo separador Gerir substitui o antigo “Biblioteca” e mostra as aplicações “Instaladas” ou “Não Instaladas” com base no filtro que escolher.

Google Play Store novidade

O novo separador também inclui um filtro “Atualizações disponíveis”, que classifica a lista para mostrar as apps instaladas com as atualizações disponíveis. Cada item na lista “Atualizações disponíveis” pode mostrar o changelog para a atualização mais recente. Além disso, o separador possui um filtro dedicado para jogos e um filtro “Classificar por” para visualizar as aplicações por mais / menos usadas, última atualização, ordem alfabética e tamanho.

Para além de um novo design, a desmontagem revela que a Google está a trazer a partilha de apps peer-to-peer à Play Store.

Mas o que é que isto significa?

Na prática vamos poder partilhar aplicações com os nossos amigos. No entanto, ainda não está claro como isso será feito na secção visão geral.

Google Play Store novidade

A nova funcionalidade de partilha de aplicações na Google Play Store é o continuar do trabalho desta empresa na partilha de aplicações offline ponto a ponto, que foi introduzido pela primeira vez em 2018 para gestores de ficheiros de terceiros, como o Files Go. Com a Google a trazer estas opções para a Play Store, os utilizadores não terão de instalar gestores de ficheiros de terceiros para partilhar apps com os seus amigos.

Entretanto a Google vai fazer ainda alterações a estas funcionalidades antes de chegarem à versão estável. Também ainda não há confirmação oficial disto. Por isso resta-nos esperar para que estas novidades cheguem a todos.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também