Google Play Store mata dezenas de aplicações sem aviso

Há alguns dias a Google baniu mais de 600 apps da Play Store que violaram a política de publicidade. A maioria delas pertenciam a um programador chamado Cheetah Mobile. De facto, não é a primeira vez que este nome vem à baila devido a comportamentos estranhos no passado. Agora parece que a Google se fartou de esquemas e a Google Play Store mata dezenas de apps sem qualquer aviso prévio.

Google Play Store mata dezenas de aplicações sem aviso

De facto, uma pesquisa rápida na Play Store a propósito de Cheetah Mobile gera muito poucos resultados. As ofertas mais populares da empresa, como Clean Master, Cheetah Keyboard, CM Browser e Security Master, desapareceram por completo da Play Store. A propósito disto o site oficial do Cheetah Mobile solicita agora que descarregue um APK diretamente em vez de redirecioná-lo para a Play Store. Escusado será dizer que não deverá fazer isso. É que não sabemos ao certo o que estará incluído nestas aplicações aparentemente inofensivas.

Google Play Store mata

A tarefa de banir este programador não será fácil

Acabar com as ofertas mais populares da Cheetah Mobile será uma tarefa complicada. É que este programador era famoso por comprar aplicações mais pequenas e reaproveitá-las. A questão é que as enchia de anúncios irritantes. Ainda para mais algumas apps não estão propriamente na conta deste programador mas são afiliados. Assim, a Google pode levar mais tempo a encontrar e banir cada app.

Mas há ainda outro problema mais grave. É que este programador pode voltar à Play Store através de outro nome. No seguimento da controvérsia no ano passado, a empresa tentou mudar o nome para Leopard Mobile que de facto é o nome atual. Óbvio que não enganou ninguém e foi rapidamente descoberta.

Entretanto resta agora percebermos o que esta empresa irá fazer a seguir. Uma coisa é certa, podem tentar, mas não será fácil enganarem a Google.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também