Google Microdroid: um Android pequenino para máquinas virtuais

A Google não pára de lançar novidades muito interessantes. Umas mais conhecidas, outras menos. Ainda assim e no caso destas últimas isto não significa que sejam menos importantes. O Microdroid é uma das novidades mais recentes da Google e consiste num Android mais reduzido a pensar nas máquinas virtuais. Mas talvez de forma diferente do que imagina.

Google Microdroid: um Android pequenino para máquinas virtuais

O objetivo é muito simples. Permitir correr aplicações num ambiente virtualizado, sem estar a ocupar muitos recursos. É de facto, uma excelente jogada.

Não é algo muito fácil de explicar mas vou tentar fazer o meu melhor. Talvez um dos principais objetivos da Google seja garantir mais segurança. Assim alguns processos do sistema e aplicações, por exemplo, podiam correr dentro de uma máquina virtual, como se estivesse à parte. O que é que isto significa? É simples. Se o sistema principal estiver comprometido esta máquina não o será. Imagine como algo a funcionar numa bolha isolada.

Google Microdroid

De facto é uma abordagem muito interessante. Sobretudo porque dá muito mais segurança como refere o XDA.

Entretanto chega numa boa altura, já que o novo chipset Snapdragon 888 tem um hypervisor que permite isolar dados entre aplicações e o sistema operativo.

Hyper quê?

A Qualcomm adicionou um hipervisor tipo 1 ao Snapdragon 888. Por vezes também é conhecido como um “hipervisor bare metal”. Liga-se diretamente aos elementos do processador. Assim é executado abaixo de qualquer sistema operativo que alimenta um dispositivo. Isto permite que várias máquinas virtuais sejam executadas ao mesmo tempo. Para além disso isoladas umas das outras. Na verdade, qualquer problema numa máquina virtual, como um ataque malicioso até mesmo de uma aplicação com falhas, não tem efeito noutras máquinas virtuais, como referi acima. Isto tem implicações importantes para dispositivos móveis futuros.

Google Microdroid

Ou seja. Assim os smartphones vão ficar muito mais seguros no futuro. Esta é apenas uma das muitas novidades que a Google está a preparar. Muitas delas vão chegar no próximo Android 12.

O que acha do Google Microdroid?

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Conta Google: atenção se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Surpresa! Netflix renovou esta série para a segunda temporada!

Com o passar das várias semanas de cada mês, vamos recebendo cada vez mais projetos na Netflix. Sendo que os mesmos acabam por se...

Filme da Netflix paga milhões a L. DiCaprio e Jennifer Lawrence!

Tendo em conta que ainda este ano vamos receber vários filmes na Netflix, o melhor mesmo será revelar-lhe desde já um dos melhores a...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!