Quando funciona, o Google Maps é uma ferramenta muito completa. Isto porque nos ajuda a navegar mas também a ter acesso a muitas informações importantes. Tanto quando andamos de carro, como quando nos deslocamos a pé. No entanto, quando as coisas não correm bem a situação complica-se. Um simples erro de GPS pode acabar por nos dar direções imprecisas a meio do caminho. É caso para dizer que o Google Maps nos pode trocar as voltas.
Google Maps está a trocar as voltas aos utilizadores! E agora?
Os problemas de GPS no Google Maps não são novidade. De facto, já existem há muito tempo. Mas alguém revelou recentemente que esta aplicação começou a determinar a localização das pessoas em países diferentes daqueles onde realmente se encontram.
Este não parece ser um problema generalizado, mas curiosamente, a Google já respondeu dizendo que está a investigar. Embora isto possa sugerir que o gigante dos motores de busca está a par de outras situações, as informações atuais ainda são muito limitadas.
Isto não parece ser um problema relacionado com hardware. De facto, o utilizador que relatou este comportamento do Google Maps nos fóruns afirma que o Waze está a funcionar corretamente. Assim é capaz de determinar a localização. Tudo de forma adequada. Ainda assim, pode haver uma questão no próprio sistema operativo. É que outras aplicações, que não são de navegação, também estão a detetar essa pessoa como se estivesse na Rússia.
Se tiver com este problema, talvez seja boa ideia descarregar uma app que permite que os utilizadores calibrem o GPS.
Problemas à parte, há duas novidades no Google Maps e mais concretamente no Live View. Assim quando estiver neste modo, vai surgir a localização de pontos de referência próximos para ajudar os utilizadores a encontrarem o que procuram. O Live View vai mostrar a distância para os pontos de referência, bem como a direção a seguir para os encontrar. Neste momento, estes pontos incluem parques locais, atracões turísticas e locais realmente importantes como o Empire State Building ou o Panteão Romano. Claro que tudo isto vai depender do país onde nos encontramos.
Outras mudanças são a possibilidade de usarmos o modo LiveView quando estamos a receber notificações de trânsito e a partilha do local de destino. Os utilizadores do Pixel foram os primeiros a receber esta funcionalidade futurística no início do mês. No entanto, o período de exclusividade está a acabar. Assim, a Google vai expandir em breve este função para todos os equipamentos Android e iOS, através do ARCore e Arkit que suportem esta tecnologia. Entretanto o pin de destino também está muito mais preciso, graças a avanços na localização global. Pode ler mais sobre isto aqui.
Aceda ao Google Maps aqui ou descarregue através da Play Store.