Google Maps tem problema grave com os veículos elétricos

Há várias diferenças entre carros elétricos e os veículos tradicionais de motores de combustão. O principal é que a condução de longa distância num elétrico é muito mais desafiante, devido à autonomia. Afinal de contas quer se goste ou não, mesmo os carros elétricos com maior alcance não podem competir com aquilo que os veículos a combustão conseguem fazer com o depósito cheio. No entanto, um dia esta realidade pode mudar. Mas até essa altura o Google Maps tem mesmo de resolver o grande problema com os veículos elétricos.

Google Maps tem problema grave com os veículos elétricos

Nesta altura em que as baterias ainda têm algum caminho a percorrer, os possuidores de veículos elétricos ainda têm de preparar as viagens com muito detalhe. Aliás com muito mais do que quem tem um carro a gasolina e a gasóleo. Infelizmente, neste campo, o Google Maps ainda não disponibiliza as ferramentas necessárias.

Google Maps problema elétricos

Existem algumas ferramentas de terceiros que são muito amigas de quem tem veículos elétricos. Aliás muitos veículos até mostram onde estão as estações de carregamento e outras informações importantes. A grande questão é que nada consegue ter as atualizações do Google Maps. Nem isso, nem as funções de navegação que nos ajudam a chegar a tempo e horas sem grandes sobressaltos.

A Google atualizou recentemente a funcionalidade de rotas amigas do ambiente no Google Maps para incluir carros elétricos. De facto, faz todo o sentido, até porque os tipos de consumos são diferentes. Os motores diesel são mais eficientes a altas velocidades do que a gasolina, por exemplo, enquanto os veículos elétricos se comportam muito melhor em pára-arranque.

Entretanto e embora seja um upgrade bem-vindo, não é um grande salto. Especialmente desde que o Android Automotive nasceu.

Para quem não sabe, o Android Automotive OS é a versão do Android que alimenta o sistema de entretenimento de um carro. Isto também significa que o software de navegação incorporado é uma versão do Google Maps, juntamente com todos os benefícios que tem para oferecer. No entanto as vantagens que estão disponíveis para os veículos elétricos no Automotive não podem ser encontradas no Android Auto nem na versão normal do Android.

É por isso que a Google vai ter de tirar as suas ferramentas de planeamento de rotas do Android Automotive, e colocá-las numa app a que todos possam aceder, independentemente do carro ou do smartphone que as pessoas tenham. De facto, isto é algo que está na calha. Dito isto, desde que os cálculos sejam razoavelmente precisos, e a navegação seja semelhante à do Google Maps, tudo vai correr bem.

Mas há uma coisa que tem de ser resolvida

As coisas no Android Automotive funcionam muito bem porque este sistema consegue receber muitos dados do veículo. É algo que não acontece num smartphone. Assim será preciso resolver essa questão. Ou seja haver uma maior conetividade entre veículo e smartphone. Com todos esses dados e as informações necessárias ao nível de estações de carregamento e rotas tudo ficará perfeito.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Dash Cams: ter uma câmara no carro pode ser muito perigoso!

Já referimos na Leak a importância das dash cams e aquilo em que podem ajudar. No entanto, esta é uma questão controversa. É que...

Como ativar a proteção da bateria no seu telemóvel Samsung

A proteção da bateria pode ser uma excelente ferramenta para quem tem um telemóvel Samsung e pretende prolongar a vida útil do mesmo. Mas...

Dyson também quer brincar aos auscultadores topo de gama!

Dyson OnTrac - Caso não saiba, apesar do facto de a Dyson ser extremamente conhecida pelos seus aspiradores, purificadores de ar, e secadores de...

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados