Google Maps: deve escolher o percurso mais rápido ou ecológico?

Estamos em 2024 e já não basta chegar a qualquer lado no mais curto espaço de tempo possível. Muitos utilizadores procuram alternativas ecológicas, que envolvem não só veículos com emissões zero, mas também software que ajuda a reduzir as emissões e o consumo de combustível. O Google Maps aborda este problema da forma mais simples e conveniente. Em 2021, a Google actualizou o Google Maps com suporte para rotas ecológicas. Mas é melhor utilizar o percurso mais rápido ou o ecológico no Google Maps?

Google Maps: deve escolher o percurso mais rápido ou ecológico?

A alternativa ecológica é apresentada no ecrã de seleção de percurso no Google Maps após a pesquisa de um destino. Os utilizadores podem continuar a escolher entre os percursos mais rápidos e os mais ecológicos, mas o Google Maps também pode ser configurado para “preferir percursos eficientes em termos de combustível”. Quando esta definição está activada, o Google Maps sugere, por defeito, percursos eficientes em termos de combustível quando as horas de chegada são semelhantes.

Isto significa que o utilizador vai para um percurso considerado ecológico se a hora de chegada ao destino for semelhante ou não acrescentar mais do que alguns minutos à viagem. Se a diferença for significativa e puder acabar por gastar mais tempo a conduzir, o percurso mais rápido continuará a ser selecionado por predefinição.

Google Maps percurso ecológico

As coisas que tem de saber sobre o percurso mais rápido

Se utilizar o percurso mais rápido do Google Maps, é mais provável que se depare com trânsito intenso ao longo do percurso. Entretanto se os percursos ecológicos estiverem activados através da definição acima mencionada, o Google Maps envia-o para percursos onde não encontraria trânsito intenso (se o percurso o permitir) sem diferenças significativas na ETA.

Se quiser ir do ponto A ao ponto B, o percurso mais rápido do Google Maps pode levá-lo ao destino em 30 minutos. Se ativar a alternativa ecológica, o tempo total de viagem poderá ser de 32 minutos.

No entanto o percurso ecológico pode acabar por ser mais rápido do que o percurso mais rápido. Mas há outras coisas importantes. Segundo a Google esta função ecológia já está a fazer maravilhas. Conseguiu reduzir as emissões no equivalente a retirar mais de 500000 veículos da estrada, uma vez que forneceu aos condutores alternativas que os ajudaram a gastar menos combustível. É possível imaginar a importância que esta funcionalidade pode ter a longo prazo, especialmente porque a Google também a trouxe para o Google Maps no Android Automotive, onde poderá ajudar a resolver o problema da autonomia.

O trajeto ecológico pode vir a tornar-se uma ferramenta não só para reduzir as emissões, mas também para chegar mais rapidamente ao destino. Se a diferença em relação ao itinerário mais rápido for insignificante, pode valer a pena correr o risco de o utilizar.

Ou seja se puder opte sempre que possível pelo percurso ecológico. Para além disso e antes de iniciar viagem sabe sempre quanto vai poupar em combustível.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados