Google Maps para navegação ‘indoor’!? Já existe!?

Google Maps para navegação ‘indoor’!? Já existe!? – Ainda se lembra de ser miúdo e ver o seu pai perdido a olhar para mapas gigantescos, enquanto gozava com ele e lhe tentava roubar aquela montanha de papel interminável? Eu não, que levava logo um tabefe para acalmar… Mas lembro-me muito bem da quantidade de mapas que o meu pai tinha no porta-luvas. 

Dito isto, escusado será dizer que pegar no carro e ir do ponto A para o ponto B nunca foi tão fácil! Desde que claro está, sejam duas localizações distintas fora de portas (outdoor). Então… E o indoor? Como saber para onde ir dentro de um centro comercial, hospital ou sede de uma gigantesca empresa? 



O Google Maps também já lhe consegue dar indicações ‘indoor’? Não! Mas…

Google Maps

Isto não quer dizer que não existam já aplicação similares com o poder de o guiar dentro de prédios ou centros. Afinal, a Google não é dona de tudo e mais alguma coisa neste mundo cada vez mais tecnológico.

Google Maps ou Waze para navegação ‘indoor’!? Já existe!? Sim! Ou seja, já existem várias empresas a utilizar aplicações tipo o Google Maps e Waze para ajudar o seu staff dentro do seu local de trabalho. Ao utilizar um misto de GPS com pontos bluetooth para identificar a posição de cada elemento.

Temos por exemplo a MediNav, que é uma aplicação licenciada para hospitais, servindo apenas e só para guiar tanto o staff como os doentes dentro do complexo. Incluindo vários pontos de interesse como cadeiras de rodas, macas, ou bombas IV.

Além disto, temos também a Exxon Mobil que irá implementar um app para que os seus mais de 10.000 funcionários se consigam deslocar dentro do seu gigantesco campus de Houston. Aqui a solução será o GPS e sinais de Wi-Fi para localizar todos os utilizadores.

Em suma, a ideia de ambas as aplicações, é minimizar o tempo perdido pelos doente à procura de certo local ou a pedir informações. Bem como o aumento de produtividade de cada funcionário.

No entanto, apesar de ser uma ideia super interessante… Também mete algum medo!

Claro que estas soluções trazem muitos benefícios! Mas também trazem vários medos que antigamente estavam associados apenas às aplicações de GPS, visto que a informação da nossa localização passa a estar em mais que uma mão. Será assim tão estranho ter uma empresa a espiar o local dos seus empregados para saber se estão ou não a trabalhar? Saber quando estão ou não na Casa de Banho? Hmm…


Google Maps para navegação ‘indoor’!? Já existe!? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário