Como colocar o Google Maps a dar a localização correta

O Google Maps é uma aplicação de que muitas pessoas dependem no dia-a-dia. Não só aquelas que conduzem. Mesmo para as que vão a pé é muito importante. É por isso que qualquer falha nos pode complicar a vida. De facto, se o Google Maps não estiver a mostrar a nossa localização correta pode acabar por nos levar para um lugar errado. No entanto, se tem um smartphone Android não se preocupe porque este problema é fácil de resolver.

Como colocar o Google Maps a dar a localização correta

De facto, um dos grandes problemas no Google Maps é o facto, de por vezes, a aplicação não mostrar a localização exata. Assim pensamos que estamos numa rua e afinal estamos noutra diferente. De facto, já me deparei com vários condutores da Uber a queixarem-se disto. Felizmente existe uma forma de resolver esta situação.

Em primeiro lugar abra o Google Maps e selecione a imagem do perfil no canto superior direito. Depois carregue na opção definições. A seguir escolha a opção Definições Localização Google.

Google Maps não funciona

Depois clique em melhorar exactidão. A seguir ative a pesquisa de Wi-Fi e Bluetooth. Tudo isto é importante para melhorar a precisão.

Google Maps não funciona

A seguir há outra coisa que tem de fazer nas definições. É carregar na opção Ver localização mais precisa.

Google Maps não funciona

Deste modo já vai ficar com um sistema de localização muito melhor.

No entanto há outra coisa que pode ajudar.

No Google Maps a nossa localização surge com um ponto azul. Se este ponto é demasiado grande então a Google pode estar com problemas em detetar a sua localização. Para fazer isto basta recalibrar.

Entretanto para o fazer Abra o Google Maps no seu smartphone.

Depois mova o smartphone no ar fazendo o número 8. Faça isto várias vezes. Verá que o ponto azul fica mais pequeno quando fizer isto e a localização surge com muito mais precisão.

Se nada mais funcionar

Se nada do que referimos acima funcionou a última hipótese é mesmo limpar a cache e dos dados do Google Maps. É que são sempre armazenados alguns dados temporários que podem ficar corrompidos.

Atenção que assim que fizer isto o Maps não é apagado do seu dispositivo.

Abra a app de Definições do seu dispositivo Android.

Entretanto a seguir vá a Aplicações. Encontre a app Google Maps limpe a cache e o armazenamento.

Claro que pode também verificar a existência de atualizações para o Google Maps. No entanto na maioria das vezes a app encontra-se atualizada.

O Google Maps está disponível na Play Store para Android e na App Store para iPhone.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Play Store: atenção a esta app com milhões de downloads!

Temos de ter realmente muito cuidado já que um...

Google Maps tem um segredo para ficar muito melhor

O Google Maps é uma aplicação que funciona com...

Waze ganha a função que pode acabar com o Google Maps

Em comparação com todas as outras aplicações não há...

(Análise) VIVO V23 5G: Um smartphone diferente!

(Análise) VIVO V23 5G: Conhece a Vivo? Estamos a...