Google Maps tem um segredo para ficar muito melhor

O Google Maps é uma aplicação que funciona com muita precisão e que garante que não nos perdemos. Quer quando vamos de carro, a pé ou de transportes. No entanto, há determinadas ocasiões em que esta app se baralha. Nessa altura ele começa a dar uma localização errada e a dar orientações de navegação que não fazem qualquer sentido. É nessa altura que temos de recorrer a um segredo que poucas pessoas conhecem do Google Maps para ficar muito melhor. Sobretudo quem utiliza esta aplicação apenas ocasionalmente.

Google Maps tem um segredo para ficar muito melhor

Tudo isto é causado, na maior parte das vezes, pelo próprio dispositivo móvel, especialmente porque a calibração da bússola enlouquece. Por outras palavras, o que precisa de fazer é recalibrar a bússola no seu smartphone. Felizmente, os utilizadores Android podem fazê-lo de uma forma muito simples.

Qual a razão para os problemas no Google Maps

A aplicação baseia-se nos sensores do dispositivo móvel para determinar a sua localização. Por exemplo, o sensor GPS é utilizado para ligar a satélites e, portanto, descobrir onde  está com uma precisão de 20 metros. É algo com muita precisão mas devido a edifícios altos ou outras interferências, a ligação GPS pode ser interrompida, com o Google Maps a não estimar a sua localização como deveria.

Para além disso o Google Maps também usa Wi-Fi. Ao verificar as redes Wi-Fi próximas, a aplicação pode dar a sua localização aproximada. Por isso, se a ligação GPS falhar, utiliza este método alternativo para o localizar no mapa.

E por último, mas não menos importante, utiliza os dados móveis do smartphone para se ligar a uma torre de telemóvel, mais uma vez para estimar onde está. No entanto, a precisão desta ligação é substancialmente mais baixa do que no caso do GPS, pelo que a sua localização pode estar desfasada em muitos metros.

Para além disso a bússola do seu smartphone também é utilizada para determinar o rumo que vai tomar.

Para sabermos de tudo está a funcionar como deve ser temos de olhar para o ponto azul. Uma vez lançado o Google Maps, um ponto azul é usado para mostrar a sua localização no mapa. Temos também um indicador do rumo que estamos a tomar, e ao mesmo tempo, também sugere possíveis problemas. Se as coisa não estiverem bem então é necessário recalibrar.

A primeira coisa que temos de fazer é recalibrar o Google Maps. É aqui que normalmente residem os problemas. No Google Maps a nossa localização surge com um ponto azul. Se este ponto é demasiado grande então a Google pode estar com problemas em detetar a sua localização. Para fazer isto basta recalibrar.

Recalibrar o Google Maps

Entretanto para o fazer Abra o Google Maps no seu smartphone. Depois mova o smartphone no ar fazendo o número 8. Faça isto várias vezes. Verá que o ponto azul fica mais pequeno quando fizer isto e a localização surge com muito mais precisão. Isto é algo que muitas pessoas não sabem mas é essencial para tudo funciona bem.

Continua com problemas? Há outras coisas que pode experimentar!

Veja se os dados estão a atualizar corretamente

Esta é uma questão cada vez mais comum. Vários utilizadores queixam-se de que o Google Maps não atualiza os dados referentes aos mapas. Sobretudo quando andam na rua de um lado para o outro. O problema até é bastante simples de resolver quando esta função do Google Maps não funciona. Assim basta carregarmos na nossa fotografia de perfil, irmos a definições e depois desativarmos a função apenas Wi-Fi. Deste modo tudo ficará resolvido

Google Maps não funciona, Google Maps Problemas, Google Maps navegar melhor

Melhorar a exatidão do Google Maps

Em primeiro lugar abra o Google Maps e selecione a imagem do perfil no canto superior direito. Depois carregue na opção definições. A seguir escolha a opção Definições Localização Google.

Google Maps não funciona, Google Maps Problemas, Google Maps navegar melhor

Depois clique em melhorar exactidão. A seguir ative a pesquisa de Wi-Fi e Bluetooth. Tudo isto é importante para melhorar a precisão.

Google Maps não funciona, Google Maps navegar melhor

A seguir há outra coisa que tem de fazer nas definições. É carregar na opção Ver localização mais precisa.

Google Maps não funciona

Deste modo já vai ficar com um Google Maps a funcionar muito melhor!

O Google Maps está disponível para Android aqui.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Artifact: Uma rede social baseada em Inteligência Artificial

Já andamos a ouvir falar de Inteligência Artificial há...

Temos más notícias! The Witcher pode acabar em breve…

Quando falamos em plataformas como a Netflix, temos de...

Este é o segredo para o Google Maps dar o melhor trajeto

Garantir o melhor trajeto não é uma tarefa fácil,...

Atenção! Como rescindir um contrato com fidelização!

Devido ao aumento de preços há várias pessoas que...

Meta prepara alternativa ao Apple Watch. Mas vale a pena?

O gigante das redes sociais anteriormente conhecido como Facebook...