Google Fotos

Isto é super interessante! É que ao mesmo tempo que os novos smartphones Google Pixel 4 perdem o acesso ao Google Fotos ilimitado de forma gratuita (Qualidade Original), todos os iPhones e iPads do mercado vão começar a usufruir da funcionalidade sem pagar absolutamente nada.

Google Fotos (Qualidade Original Ilimitada) desapareceu dos Smartphones Pixel mas chegou ao iPhone?.. De Borla!? Como!?

iPhone

Portanto, quem tem um iPhone ficou hoje a saber que tem direito a armazenamento de fotos ilimitado no Google Fotos de forma completamente gratuita. Mantendo a qualidade original da foto capturada. Isto é uma oferta que se estende a todos os iPhones e iPads, visto que todos estes aparelhos capturam e armazenam fotos no formato HEIC, que por sua vez, já é comprimido fora do algoritmo da Google.



Ou seja, se a Google quisesse comprimir as fotos do iPhone, iria acabar por ter de gastar mais dinheiro… Porque as fotos iriam acabar por ficar num tamanho ainda maior que o original. Mas porquê?

É simples, com o lançamento do iOS 11, a Apple deixou o formato JPEG de lado para apostar no HEIC (High-Efficiency Image File Format). O que como o nome indica, resulta num ficheiro mais pequeno para fotos, mantendo a mesma exata qualidade do formato antigo. (Os vídeos continuam a ser comprimidos pelo Google Fotos)

Ou seja, o formato HEIC já é tão eficiente, que se por acaso a Google tentar processar as imagens, irá acabar por gerar ficheiros JPEG ainda maiores. Por isso, o Google Fotos faz ‘skip’ a este processo e armazena as imagens como estão.

Algo que acaba por ser irónico, visto que os próprios smartphones da Google acabaram de perder o acesso a esta funcionalidade Premium, com a chegada dos Pixel 4.

Em suma, a Apple está a poupar milhões à Google, e ao mesmo tempo conseguiu armazenamento com a qualidade original na Cloud da gigante da pesquisa, sem pagar um único cêntimo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.