Google Fotos: não utilize sem experimentar estas funções!

O Google Fotos é, sem dúvida, um dos melhores produtos da Google. Isto porque está cheio de funcionalidades poderosas, divertidas e super convenientes que facilitam a nossa vida. Dito isto, vamos falar-lhe das funções que tem mesmo de experimentar no Google Fotos.

Google Fotos: tem mesmo de experimentar estas funções!

Partilhar fotografias é uma das principais razões para nós as tirarmos. Dito isto, porque não facilitar este processo? De facto, fazê-lo é bastante simples e até temos acesso a funções interessantes. Dito isto, até pode ter fotos de qualquer pessoa partilhadas automaticamente com outra. Por exemplo, qualquer fotografia que tire ao seu filho pode ser partilhada com o seu parceiro. O Google Fotos detecta os rostos e faz todo o trabalho árduo por nós.

Como partilhar fotos com alguém?

Abra o Google Fotos e vá à secção onde estão todas as fotos. Depois comece por carregar numa das imagens que quer adicionar ao álbum. Abra essa foto. Depois utilize o menu com três pontos que está disponível no no canto superior direito. Logo a seguir escolha a opção adicionar ao álbum.

Google Fotos partilhar álbuns, funções Google Fotos

Agora escolha novo álbum. A seguir terá de adicionar um título ao álbum. A seguir é só carregar no visto.

Google Fotos partilhar álbuns, funções Google Fotos

Depois carregue em Partilhar.

funções Google Fotos

Aí surge a opção de convidar para o álbum. Vão aparecer as pessoas que têm uma conta Google e que pode convidar para o álbum.

Google Fotos partilhar álbuns, funções Google Fotos

Entretanto também pode partilhar um link por WhatsApp, obter a ligação para copiar e colar para outra App, por Instagram, entre outros.

Se as pessoas com quem partilhou não tiverem uma conta Google podem continuar a visualizar o álbum e até adicionar novas fotos através do link.

De facto isto é muito útil para partilharmos fotos com alguém em vez de as andarmos a transferir por WhatsApp.

Ajustar a qualidade da cópia de segurança

Agora que não temos um espaço de armazenamento ilimitado faz todo o sentido ajustar a qualidade. De facto, podemos recuperar cerca de 50% do espaço.

Logo à partida, estão disponíveis dois modos: alta qualidade ou original.

Por um lado, se optarmos por alta qualidade, segundo o Google Fotos, temos acesso ao armazenamento de fotos com uma boa qualidade visual e um tamanho de ficheiro reduzido. A vantagem é que é ilimitado.

Por outro, se quisermos manter o tamanho original das fotografias então elas ficam guardadas na resolução máxima, sem sofrerem qualquer compressão.

Vale a pena mudar?

A Google, na grande maioria das vezes, o que faz, faz bem. O Google Fotos não foge à regra.

Sendo utilizador do Google Fotos há tantos anos já vi várias vezes as fotos que tiro com o smartphone em muitas outras plataformas. Esta utilização recorrente levou-me logo à partida a uma conclusão.

Nunca notei grandes diferenças entre a fotografia original e a fotografia comprimida que é armazenada pela Google. Claro que se fizermos um zoom muito elevado e quando digo muito elevado digo extremamente elevado, pode-se notar alguma coisa. No entanto, na grande maioria das vezes, não vão notar qualquer diferença.

Isto significa que os algoritmos de compressão da Google funcionam muito bem!

De facto, as fotografias que tiro normalmente com o meu smartphone e que são armazenadas no Google Fotos não revelam qualquer perda de qualidade que mereça destaque. De facto, os ficheiros de imagem ficam mais pequenos, mas a qualidade mantém-se praticamente inalterada.

No entanto, claro que tudo isto também depende dos sensores que estão presentes no nosso smartphone.

Utilizar a pasta privada

Esta é uma pasta que podemos ativar, e da qual nem é possível tirar capturas de ecrã e onde podemos colocar aquelas imagens confidenciais que não queremos que ninguém veja.

Mas há algo que temos de ter em atenção! O conteúdo dessa pasta não é guardado na cloud. Dito isto, as coisas ficam realmente protegidas porque só conseguirá aceder quem tiver a password ou utilizar o sensor de impressões digitais. No entanto, se perder o smartphone, as coisas ficam lá. Inacessíveis a quem o encontrar, mas também não volta a ver essas conteúdos. Seja como for acho que vale a pena configurar-se essa pasta.

Esconder pessoas das memórias

As memórias do Google Fotos vão buscar conteúdos antigos tirados em alturas específicas dos anos anteriores. Através de um algoritmo especial seleciona as melhores fotos e mostra-as no topo da aplicação.

Mas e se pudesse evitar que determinadas pessoas ou datas apareçam no Google Fotos? A boa notícia é que isso é possível.

Em primeiro lugar carregue no seu símbolo de perfil no canto superior direito. Depois escolha a opção Definições de Fotos.

Google Fotos relação

A seguir verá que na lista de opções tem uma a dizer Memórias, efetua a gestão do que vê nas suas memórias.

Google Fotos relação

Aí vai poder ocultar pessoas e animais de estimação e também ocultar datas. Estas são as duas grandes funções.

Se escolher ocultar pessoas aparece a cara de todas as pessoas reconhecidas pela Google para escolher o que quer que não apareça.

Com o ocultar datas passa-se o mesmo.

Entretanto quando carrega na opção surge um botão onde pode adicionar datas e ignorar. É só definir uma data de início e outra de fim. De facto nada mais simples.

Desta forma as suas memórias passarão a ser um lugar muito melhor, sobretudo sem situações que possam despertar memórias mais complicadas.

Descarregar um álbum completo

Apesar de tudo estar bem guardado no Google Fotos é sempre boa ideia descarregarmos com regularidade as coisas que lá temos. Felizmente este é um processo bastante simples, desde que estejamos num computador.

Dito isto, só temos de ir ao Google Fotos, podem fazê-lo aqui e depois acederem a um álbum e por fim utilizarem o menu de três pontos e escolher Transferir.

Estas são de facto funções que tem de experimentar no Google Fotos.

Pode aceder aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

O seu Google Maps só vai funcionar bem depois de fazer isto!

A maioria dos utilizadores não dispensa o Google Maps. E isto não acontece apenas nos smartphones Android. De facto, muitas pessoas com um iPhone...

Viagem de carro: Verifique estes itens essenciais antes de partir

Embarcar numa viagem de carro pode ser uma experiência emocionante e memorável. No entanto, antes de partir para a estrada, é fundamental garantir que...

As máquinas Multibanco conseguem detetar dinheiro falso?

De certeza que costuma utilizar com alguma recorrência as máquinas Multibanco tanto para levantamento como para depósitos. São muito úteis por todas as funcionalidades...

Como e quando deve utilizar um cartão de crédito virtual

Um cartão de crédito virtual é um número de cartão único e temporário que está ligado a uma conta de cartão de crédito existente....

Dicas essenciais para proteger o seu dispositivo contra roubo

Num mundo cada vez mais digital, proteger o seu smartphone tornou-se numa preocupação central. É que a ameaça de roubo não se limita apenas...

Dicas essenciais para limpar a sua piscina desmontável

Manter uma piscina desmontável limpa é essencial para garantir momentos refrescantes e seguros durante o verão. A limpeza de piscina não só melhora a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados