Google Drive vai ajudar a encontrar ficheiros mais facilmente

O Google Drive é uma plataforma que muito poucos utilizadores dispensam. Isto porque na prática é uma espécie de disco rígido gigante na cloud onde podemos guardar os nossos ficheiros ou partilhá-los, de forma simples com os nossos amigos. No entanto, como qualquer unidade de armazenamento, por vezes, tende a ficar muito cheia. Quando isso acontece torna-se muito mais complicado encontrar conteúdos digitais. Ora a versão web do Drive está a melhorar as coisas com a adição de uma nova coluna de “localização” nos resultados de pesquisa e outras secções da interface. Assim o Google Drive vai ajudar a encontrar ficheiros mais facilmente.

Google Drive vai ajudar a encontrar ficheiros mais facilmente

A nova coluna de localização surge à direita. Isto ao lado do nome, proprietário, última data de modificação e tamanho do ficheiro. A coluna é visível em diferentes vistas. A Google afirma que além de facilitar a compreensão da estrutura de ficheiros, esta nova função também ajuda a diferenciar ficheiros com o mesmo nome armazenados em diferentes locais.

- Advertisement -

Google Drive encontrar ficheiros

A nova vista de localização está a chegar em primeiro lugar aos clientes do Workspace e deverá ficar disponível para todos até junho de 2022. Entretanto isto também irá chegar aos utilizadores privados da Google.

Entretanto esta não é a única novidade já que o Google Drive também recebeu atalhos para gerir ficheiros.

Google Drive atalhos, Google Drive encontrar ficheiros

Os atalhos em si são idênticos aos que normalmente utilizamos no PC ou Mac. Isto significa que pode utilizar os comandos Ctrl+C, Ctrl+X e Ctrl+V para copiar, cortar e colar ficheiros, respectivamente. Dito isto, podemos copiar e colar ficheiros entre pastas dentro do Google Drive. Copiar um ficheiro também captura o URL e o título, por isso, se quiser colar um documento do Google Docs, ou mesmo um e-mail, também pode fazê-lo.

Estes não são os únicos atalhos a chegar. A utilização de Ctrl+C e Ctrl+Shift+V permite criar atalhos dentro do Drive para adicionar um atalho a um ficheiro noutro local sem necessariamente duplicar o ficheiro e ocupar mais espaço do que o necessário. Há também um atalho Ctrl+Enter que abre qualquer ficheiro que tenha selecionado num novo separador no browser.

De facto, os novos atalhos funcionam muito bem e podem ajudá-lo a mover e gerir os seus ficheiros de forma mais conveniente, especialmente se já estiver habituado a fazê-lo enquanto navega nos ficheiros do seu PC. Não se sabe se já está disponível para todos. No entanto, se ainda não recebeu esta novidade por algum motivo, deve ter direito a ela muito em breve.

Entretanto o Google Drive irá receber mais novidades nas próximas semanas, mas essas ainda estão no segredo dos deuses.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.