Google Drive: as funções que tem mesmo de experimentar

O Google Drive é um dos serviços de armazenamento na cloud mais populares e por uma boa razão. Se tiver uma conta no Google, tem acesso ao Google Drive com 15GB de armazenamento gratuito. Se precisar de mais de 15GB de armazenamento, o Google One é uma opção de armazenamento barata que funciona bem em praticamente todos os sistemas. De facto, por 2 euros ficamos com bastante espaço. Mas quais as funcionalidades mais importantes que tem de experimentar no Google Drive? É isso que lhe vamos dizer já a seguir.

Google Drive: as funções que tem mesmo de experimentar

Fazer backup de todo o smartphone

O Google Drive é utilizado para guardar as cópias de segurança do seu smartphone. Isto acontece em conjunto com o serviço Google One. Assim é capaz de fazer o back-up do sistema e das configurações de aplicações, e alguns dados, para que possa restaurá-los rapidamente após um reset de fábrica ou quando fizer o upgrade para um novo dispositivo.

Agora é importante é verificarmos que isto está ativo. Afinal de contas ninguém quer perder nada.

Para esse efeito temos de carregar no menu hamburguer do lado esquerdo e escolher a opção definições.

A seguir temos de carregar em cópia de segurança e reposição.

Depois é só verificarmos que a opção de cópia de segurança do Google One está ativa.

Google Drive smartphone

Quando é que a cópia de segurança é executada automaticamente?

O smartphone está a carregar e inativo há pelo menos duas horas, está ligado ao Wi-Fi e já se passaram pelo menos 24 horas desde a última cópia de segurança.

Digitalizar fotografias ou documentos

O Google Drive tem a capacidade de digitalizar fotografias e documentos com bastante facilidade. Entretanto há uma grande vantagem nisto tudo. É que ainda detecta o texto que está nesses documentos.

Google Drive smartphone, Google Drive experimentar

Para isso só temos de carregar no botão Mais que está na parte inferior do ecrã do Google Drive. A seguir é só escolher Digitalizar.

O software tentará enquadrar a imagem, e também cortar quaisquer elementos indesejados em torno das extremidades. Ainda assim pode também utilizar a ferramenta de corte para fazer ajustes ou de cores para guardar a imagem em preto e branco. Isto caso o deseje.

Partilhar ficheiros no Google Drive

Partilhar ficheiros no Google Drive é algo muito simples. Dito isto, só temos de utilizar os três pontos que estão por cima de qualquer ficheiro.

Google Drive smartphone, Google Drive experimentar

Nessa altura só temos de carregar em partilhar ou gerir acesso.

Partilhar ficheiros de forma segura

Depois de acedermos aqui ao Google Drive basta darmos um clique em novo e depois escolhermos o documento que queremos criar. Pode ser um documento de texto, folha de cálculo, uma apresentação, um formulário, etc.

Google Drive seguro, Google Drive partilhar ficheiros

Assim que tivermos escolhido e surgir uma nova janela temos de ir à opção partilhar que está disponível no canto superior direito.

Google Drive seguro

Entretanto depois de darmos um nome ao documento surge uma janela chamada Partilhar com pessoas e grupos. A seguir só temos de dar um clique na roda dentada.

Google Drive partilhar ficheiros

Depois temos de tirar o vista da opção os leitores e comentadores podem ver as opções para transferir, imprimir e copiar.

Google Drive partilhar ficheiros, Google Drive experimentar

A partir desse momento vamos poder partilhar o nosso documento mas ninguém o vai poder transferir, imprimir ou copiar.

Mas há outra coisa que é necessária fazer. Isto se fizermos a partilha por link.

Assim em Obter link temos de passar de modo restrito para qualquer pessoa com o link. Entretanto à frente, temos de alterar a opção para visualizador.

Google Drive seguro

Quando a alteração estiver feita basta darmos um clique em concluído.

Adicionar atalhos no ecrã principal

Se for um utilizador recorrente do Google Drive, provavelmente terá alguns ficheiros a que acede regularmente, como um PDF que está a ler, uma folha de cálculo ou um ficheiro partilhado em que está a trabalhar. Para tornar tudo mais simples pode adicionar um atalho para um ficheiro ou pasta no ecrã principal do smartphone.

Google Drive experimentar

Assim é só voltar a utilizar novamente o menu de três pontos e desta vez escolher Adicionar ao Ecrã.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Faça isto e vai conseguir transformar o seu Gmail! Experimente!

Lidar com e-mails não é a forma mais divertida de passar o tempo. Sobretudo quando temos muitas mensagens com que lidar. No entanto, o...

Com este truque vai despachar o trabalho muito mais depressa!

Despachar o trabalho muito mais depressa é algo que todos queremos mas nem sempre conseguimos alcançar. No entanto a verdade é que está nas...

Netflix é completamente contra descontos no streaming

Quanto a si não sei, mas cá por casa, pago Netflix, HBO Max, Spotify, Prime, Disney+ e PS Plus! Uma despesa mensal considerável, que...

Tem mesmo de conhecer este truque no Google Maps!

Nos seus esforços para ir do ponto A ao ponto B utilizando o Google Maps, irá ocasionalmente querer encontrar algo. Assim pode ser uma...

Luz do motor acende e não fica estática! Sabe porquê?

Está a conduzir tranquilamente quando, de repente, o painel de instrumentos se ilumina com uma luz do motor que não fica estática. Pode ignorá-la...

Os sinais que a centralina do seu carro está a falhar

A centralina é um componente crucial num automóvel, uma vez que atua como o cérebro que controla várias funções do motor. Funciona em conjunto...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados