Google confirma que aplicações podem ler o nosso Gmail


Por em

A Google confirmou hoje, via BBC, que e-mails privados enviados e recebidos pelos utilizadores do Gmail podem, às vezes, ser lidos por programadores de aplicações de terceiros, não apenas por máquinas.

Segundo a empresa, uma vez que os utilizadores concordam em instalar ferramentas do Gmail de terceiros que autorizam a leitura de e-mails, fica ao critério dos utilizadores se essa prática pode continuar ou não.

Google Gamil e-mail

A empresa veio a publico prenunciar-ser sobre o caso, uma vez que o The Wall Street Journal publicou uma exposição sobre como a Google supostamente permitia que empresas parceiras lessem as mensagens dos utilizadores do Gmail para oferecer produtos e serviços melhores.

Embora muitas das empresas em questão usem máquinas para analisar mensagens de e-mail em busca de palavras-chave e frases, algumas empresas permitem que funcionários humanos leiam estas mensagens à moda antiga.

Um problema de privacidade importante !

Já no ano passado, a Google prometeu parar de ler as mensagens de e-mail de seus utilizadores, mas de acordo com este artigo do WSJ, pouco fez para impedir que outras organizações o fizessem.

Também não está claro quais são as medidas que a Google toma para investigar e controlar empresas de terceiros com acesso a mensagens do Gmail.

Com 1,4 mil milhões de utilizadores, o Gmail é de longe, o serviço de e-mail mais popular do mundo. O serviço é tão grande que, mesmo que  se combinasse todos os utilizadores dos próximos 25 maiores serviços de e-mail, ainda assim seria uma base menor do que o da empresa de pesquisa.

Em resumo, a Google diz que, se você não quiser que seu e-mail seja lido por terceiros, não use ferramentas de terceiros que leiam seu e-mail.

O Google também sugeriu que as pessoas usem a ferramenta de verificação de segurança que oferece na Play Store para ver se podem ter uma aplicação perigosa ou invasiva para a sua privacidade.

Aproveitem um desconto de 10€ na compra de qualquer smartphone na ForallPhones ! Mas sejam rápidos, só têm de introduzir com o codigo seguinte quando forem fazer a compra.

Pode interessar:

https://www.leak.pt/instagram-vai-ganhar-novo-recurso-para-o-seu-feed/

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Já sabemos as especificações dos novos Intel Coffee Lake-S!

Atualização OxygenOS Open Beta para OnePlus 5 e OnePlus 5T

Seguinte