Google Chrome vai proteger as pessoas que são atacadas

O Programa de Proteção Avançada da Google é para “aqueles que mais precisam”. Assim, na prática, pode proteger contas da Google de ataques dirigidos. Isto é algo a que muitos políticos, diretores e até jornalistas estão sujeitos. Pode não ser algo que a maioria das pessoas precise. No entanto está disponível para todos. Em março de 2020, a Google anunciou que este programa vai bloquear o carregamento de aplicações que não pertençam à Play Store. Agora, permite às pessoas enviarem ficheiros perigosos para serem analisados. Isto graças à nova função do Google Chrome para proteger quem está em perigo.

Google Chrome vai proteger as pessoas que são atacadas

Google Chrome proteger

Em agosto de 2019, o Chrome já alertava os inscritos neste programa de proteção quando um ficheiro podia ser malicioso. Agora, para além deste aviso, o Chrome também dá a capacidade de se enviar os ficheiros perigosos para verificação nos sistemas da Google na cloud. Mas antes da execução. Ou seja, muito mais segurança para todos.

O sistema de navegação segura já realiza uma vo rápida. Isto sempre que um ficheiro é descarregado. Para isso, utiliza-se metadados como hashes. Depois surge uma avaliação que determina se um ficheiro é suspeito. Se concordar em enviar o ficheiro, o Chrome analisa-o através de técnicas de análise estática e dinâmica em tempo real. Após uma breve espera, se o sistema determinar que o ficheiro não é seguro, o Chrome avisa o utilizador. Como sempre, pode ignorar o aviso e abrir o ficheiro sem fazer a análise.

Assim este programa de proteção avançada é realmente um sistema importante. Para quem está em perigo. Embora muitas pessoas não tenham ouvido falar dele, há muitas outras que o conhecem e estão a utilizar. Pode encontrar mais informações aqui.

Entretanto, para além desta novidade, a Google promete também adicionar muitas mais no futuro.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub