Inicio Android Chrome 85 para Android garante muito mais segurança!

Chrome 85 para Android garante muito mais segurança!

Com o lançamento do Chrome 83 no início deste ano, em maio, a Google introduziu a nova funcionalidade Secure DNS para a versão desktop do browser. Na prática isto utiliza o DNS sobre HTTPS para garantir uma experiência de navegação mais segura e privada para os utilizadores. Agora, a gigante dos motores de busca lançou o Google Chrome 85, que alarga esta funcionalidades aos dispositivos Android.

Chrome 85 para Android garante muito mais segurança!

De acordo com um post recente no blog da Google, o Chrome 85 chega com suporte para DNS seguro no Chrome para Android e partilha os mesmos princípios da variante para desktop. Dito isto, o Chrome muda automaticamente para DNS-over-HTTPS (DoH) se o ISP oferecer suporte para esta característica. O modo automático assegura que o Chrome pode voltar ao serviço DNS normal quando for necessário para garantir que os utilizadores não têm de lidar com quaisquer interrupções.

Chrome 85 para Android

No caso das configurações automáticas não funcionarem com os utilizadores, o Google Chrome também garante um opção de configuração manual. No entanto, há uma questão. É que quando quiser voltar a usar o modo normal não será possível fazê-lo automaticamente.

Entretanto esta não é a única novidade a chegar ao Chrome. A Google lançou outra atualização que basicamente ativa por defeito uma funcionalidade que serve apenas e só para bloquear anúncios que violem a política da empresa… Ou seja, bloqueia anúncios demasiado grandes e demasiado pesados.

Entretanto, além desta novidade, o Chrome 85 traz também uma navegação mais rápida e eficiente. Além disto, podemos também encontrar um menu de partilha renovado, partilha de códigos QR, etc…

O que é um anúncio grande e pesado?

Resumidamente, segundo a Google, um anúncio pesado precisa de mais de 4MB de dados, ou 60s de recursos do CPU. Por exemplo, anúncios com capacidades de mining, ou com mini-jogos embutidos.

Dito isto, este tipo de anúncio equivale a cerca de 0.3% de todos os anúncios. Contudo, são também responsáveis por 27% de todo o consumo de dados no mundo da publicidade online. (E claro, são também responsáveis por 28% do uso do CPU, no mundo dos ‘ads’.)

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Windows 10: atualizações estão a falhar veja como resolver!

Quando a Microsoft lança o update do Patch Tuesday para o Windows 10 com patches de segurança, normalmente é recomendado que faça rapidamente a...

Oops!? As primeiras NVIDIA RTX 3080 já estão a dar problemas!

As primeiras NVIDIA RTX 3080 já estão a dar problemas! - Quando temos um novo produto a chegar ao mercado, seja um telemóvel, uma...

Spotify acaba de receber uma novidade nos podcasts!

O Spotify pode ser ultra-experiente no que diz respeito ao streaming de música. No entanto, é mais novata no que diz respeito ao mundo...

God of War Ragnarok vai impressionar na PS5 (e na PS4 também!)

O estúdio de Santa Mónica teve um pequeno 'tease' para oferecer no dia em que a Sony anunciou finalmente o dia e preço de...

Google Maps vai dizer-lhe onde anda o COVID-19!

A Google tem colocado lembretes, avisos e informações acerca do COVID-19 em muitos dos seus serviços há já algum tempo. De facto, dificilmente conseguimos...