Google Chrome para Windows vai ter uma bela novidade!

A Google vai fazer uma alteração realmente útil no Google Chrome para Windows que vai garantir alguma privacidade de uma forma mais simples. Na prática será um atalho que vai permitir abrir diretamente o browser mais utilizado do mundo no modo anónimo. Isto pode dar muito jeito para vários utilizadores que não querem registos dos sites por onde andam e que por vezes se esquecem de ativar este modo.

Google Chrome para Windows vai ter uma bela novidade!

Atualmente, se queremos colocar o nosso browser no modo anónimo, temos de abrir o Chrome ir a Ficheiro e escolher Nova Janela de Navegação Anónima. Em oposição também podemos usar a combinação de teclas CMD + Shift + N se estivermos num Mac ou Ctrl + Shift + N se estivermos em Windows.

No entanto, esta função ainda não está disponível de forma tão simples. Ou seja, para já terá de ser ativada através de uma nova flag que será adicionada em chrome://flags. É desse modo que surge posteriormente um atalho no ecrã para dar acesso direto ao modo anónimo.

Google Chrome para Windows

A palavra anónimo significa ocultar a verdadeira identidade. É uma forma de estarmos mais protegidos quando estamos a navegar pela Internet. Basicamente oculta o nosso histórico de navegação para que outras pessoas não possam ver os sites que visitámos.

O modo anónimo está disponível na aplicação Chrome e noutros browsers, tanto em smartphones como em tablets. Resumidamente, o modo de navegação anónima impede que outras pessoas que agarrem no dispositivo vejam o histórico do browser. Nesse modo, o próprio Chrome não guarda o histórico do navegador nem os dados introduzidos em formulários da Internet. Entretanto, o Google Chrome não sincroniza o histórico de navegação privado com a cloud, se estiver ligado à conta Google. É verdade que a Chrome pode guardar cookies, dados do site e permissões concedidas, mas só enquanto estiver a navegar. De resto tudo será excluído quando fechar o separador anónimo.

Mas algumas informações ainda estão acessíveis a outros

O modo anónimo impede que o Chrome registe as suas sessões de navegação no smartphone. Mas isto não impede que outras pessoas vejam a sua atividade on-line.

Por exemplo, qualquer site que visitar saberá que o visitou, assim como os seus anunciantes. Qualquer site no qual fizer login saberá que lá esteve porque fez o login. Se estiver no trabalho ou na escola, quem administra a rede terá acesso ao seu histórico de navegação. O mesmo vale para os operadores de Internet. Para além disso, os mecanismos de pesquisa também terão acesso ao seu histórico de navegação e podem até mostrar sugestões com base onde está ou no que está a fazer.

O que é que essas entidades realmente conseguem ver? O seu endereço IP, que é uma forma de identificar a sua localização. A sua atividade em tempo real ao usar um site ou serviço.

O Chrome está disponível para download aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S21 FE: O que sabemos até agora! (Setembro)

Atualização (27/9/2021): Ao que tudo indica, a Samsung decidiu cancelar o evento de lançamento do Galaxy S21 FE. Ou seja... Telemóvel foi cancelado! (Em...

Windows 10 tem update de emergência! Atualize se tem problemas

Quem instalou os updates KB5005565 e KB5005101 de Setembro tem-se queixado de problemas com as aplicações. Por vezes encravam ou simplesmente deixam de funcionar....

As novas câmeras do iPhone 13 Pro trazem uma desvantagem

Um dos grandes 'upgrades' do iPhone 13 Pro, está no módulo de câmeras traseiro! Ao contar com sensores mais poderosos, e lentes também elas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!